Flautas doces da Amazônia: uma experiência de recorder orchestra no Instituto Estadual Carlos Gomes – Belém/Pa.

Acácio Tavares Cardoso

Resumo


Pretende-se neste artigo, direcionar para uma compreensão dos aspectos históricos e funcionais de um instrumento musical antigo, atuante nos dias de hoje, e neste caso, presente em um ambiente profissionalizante de ensino: a flauta doce. Partindo de pesquisa bibliográfica apresento um conceito de formação de flauta doce: a recorder orchestra. Um fenômeno moderno em plena expansão no século XXI. Descrevemos a experiência de construção desta formação instrumental no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) Belém -Pará com o grupo “Flautas Doces da Amazônia” – criado para proporcionar aos alunos do IECG a vivência de tocar em conjunto e com isso conhecer e desenvolver repertório próprio, oportunizando o início de uma atividade artística. Os resultados apontaram a existência do grupo como gerador de um ambiente musical onde a flauta doce aparece com suas funções genuínas e traz benefícios socioeducativos musicais para os estudantes dos cursos básico e técnico do Instituto Estadual Carlos Gomes.


Palavras-chave


Flauta doce. “Flautas Doces da Amazônia”. Recorder orchestra.

Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN RECORDER. Is your group a recorder orchestra?. Disponível em: . Acesso em 25/01/2018.

BEINEKE, Viviane. (Re)Pensando o ensino da Flauta Doce na escola fundamental.

BRANQUINHO, Emanuela da Costa. A prática instrumental em grupo como fator de socialização/integração da criança. Relatório final de estágio. Inst. Politécnico de Viseu. 2013

CALLEGARI, Paula Andrade; VILLAVICENCIO, Cesar. O Consort de Flautas Doces na Polifonia Renascentista: Processos de Aprendizagem no Grupo de Pesquisa em Música da Renascença e Contemporânea – GreCo. Comunicação. XXIII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical. Manaus. 2017.

FERREIRA, Victor Hugo Costa. Música antiga em Belém do Pará: a prática dos conjuntos de Música Antiga do Serviço de Atividades Musicais e da Fundação Carlos Gomes (1979-2000). Monografia. Universidade Federal do Pará – UFPA. Licenciatura em música. 2014.

HAMPSHIRE RECORDER SINFONIA. History of the recorder orchestra. Disponível em: . Acessado em 25/01/2018.

QUINTA ESSENTIA QUARTETO. Flautas Doces Modernas. Disponivel em: http://quintaessentia.com.br/flautas-doces-modernas/>. Acessado em 25/01/2018


Apontamentos

  • Não há apontamentos.