Relação Professor-Aluno: Práticas de Ensino em Escolas Livres de Música

Gabriel Lira Caneca

Resumo


O presente artigo investiga a relação professor-aluno em escolas livres de guitarra elétrica do Distrito Federal no que se refere a práticas de ensino. Essas escolas se caracterizam por focarem seu trabalho em atender às ambições de seus alunos, sejam profissionais ou de hobby. Três professores foram entrevistados com o intuito de melhor compreender como se dá essa relação e como eles adaptam suas práticas de ensino às exigências dos alunos. Constatou-se que uma boa relação professor-aluno é fundamental para equilibrar a abordagem dos assuntos de interesse do aprendiz com os quais o professor deseja trabalhar, contribuindo para fidelizar o aluno à escola e ao professor. Também foi observada a existência de três perfis de alunos. A identificação do perfil do aluno ainda nas primeiras aulas facilita o trabalho do professor.


Palavras-chave


Escolas livres; Guitarra elétrica; Perfis de alunos.

Texto completo:

PDF

Referências


BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Tradução Rosaura Eichenberg. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. 206 p.

GARCIA, Marcos da Rosa. Ensino e aprendizagem de guitarra elétrica na atualidade. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 20., 2011, Vitória. Anais [...]. Vitória: ABEM, 2011a. Disponível em: https://www.academia.edu/2338145/Ensino_e_aprendizagem_de_guitarra_elétrica_na_atualidade. Acesso em: 3 maio 2019.

GARCIA, Marcos da Rosa. Ensino e aprendizagem de guitarra em espaços músico-educacionais diversos de João Pessoa. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011b.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Tradução Heloísa Monteiro, Francisco Settineri. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

MÓDOLO, Thiago Grando; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Ensino e aprendizagem da guitarra elétrica: uma breve revisão da literatura. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. Pirenópolis: ABEM, 2013, p. 987-998.

PAIXÃO, João Jorge dos Anjos. O ensino de improvisação em aulas de guitarra na perspectiva dos alunos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

REQUIÃO, Luciana. Escolas de música alternativas e aulas particulares: uma opção para a formação profissional do músico. Cadernos do Colóquio, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 98-108, 2001.

ROCHA, Marcel Eduardo Leal. A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para a validação dos resultados. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.