RELATO DE EXPERIÊNCIA USANDO ATIVIDADES RÍTMICAS NAS AULAS DE MUSICALIZAÇÃO DO CENTRO DE ARTES DA UFAM (CAUA 2)

Suamyy Tavares Gonçalves

Resumo


O presente trabalho tem como finalidade relatar o período de estágio como professoras da disciplina de Musicalização I, na faixa etária de 7-12 anos no Centro de Artes da Ufam (CAUA 2), sob a supervisão da professora orientadora Edna Andrade, na cidade de Manaus, na qual foram desenvolvidas atividades utilizando os jogos de mãos e copos com a turma. Para fundamentar este tema, utilizaram-se pesquisas em artigos acadêmicos e sites mas principalmente usando a obra de Silva (2016) e Ponick (2017). O que motivou este relato foram os resultados do que o jogo de fazer musical usando copos pode desencadear no processo de ensino musical: o desenvolvimento da percepção sonora, motora, a atenção, a prática em conjunto e social, estimulando o respeito e a colaboração dos alunos.


Palavras-chave


Relato; Musicalização; Jogos; Percussão; Cup Song.

Texto completo:

PDF

Referências


COUTO, Ana Carolina Nunes do; SANTOS, Israel Rodrigues Souza. Por que vamos ensinar música na escola? Reflexões sobre conceitos, funções e valores da educação musical escolar. OPUS, [s.l.], v. 15, n. 1, p. 110-125, maio 2009. ISSN 15177017. Disponível em: . Acesso em: 08/06/2019.

LORENZATO, Sergio. Educação Infantil e percepção matemática/ Sergio Lorenzato. – 1. ed. rev. E ampliada. Campinas, SP: Autores associados, 2017.

NASCIMENTO, K. Sandra. Desenvolvimento infantil: a importância de brincar. Revista Alô Bebê, São Paulo, n.3, 2000. Disponível em: https://www.alobebe.com.br/revista/desenvolvimento-infantil-a-importancia-de-brincar.html,351. Acesso: 21/08/2019.

KEBACH, Patrícia F. Carmen. Musicalização coletiva de adultos: o processo de cooperação nas produções musicais em grupos. Porto Alegre: UFRGS, 2008. Disponível em: . Acesso em 03/08/2019.

PONICK, Edson. Percussão com copos: Do jogo ao fazer musical. In: XI CONFERÊNCIA REGIONAL LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL - ISME, 2017, Natal. Disponível em: < http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/isme/2017/paper/viewFile/2404/1151>. Acesso em 18/05/2019.

SILVA, Adriana Andrade da; Música com copos – uma experiência com sons alternativos no ensino de língua inglesa. Línguatec. Rio Grande do Sul, v.1, n.1, junho de 2016. Disponível em: . Acesso 02/08/2019

SILVA, Cassiana Castro Gomes da; SANTOS, Eliane da Silva; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. Linguagem Musical: concepção e prática pedagógica de professoras da Educação Infantil. Recife: UFPE, 2008. Disponível em: < https://docplayer.com.br/7375736-Linguagem-musical-concepcaoe-pratica-pedagogica-de-professoras-da-educacao-infantil.html>. Acesso em 08/05/2019.

SWANWICK, Keith. A basis for music education. Disponível em : http://aprendercom.org/futuro/file/view/703/a-basis-for-music-education-by-keith-swanwickpdf>. Acesso em: 19/09/2019

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas/ Ilma Passos Alencastro Veiga (org.). – Campinas, SP: Papirus, 2008.

ZACARIAS, William Felipe. A função da música no culto cristão: Teologia e prática. Disponível em: < https://www.academia.edu/11835825/A_Fun%C3%A7%C3%A3o_da_M%C3%BAsica_no_Culto_Crist%C3%A3o_Hist%C3%B3ria_Teologia_e_Pr%C3%A1tica>. Acesso em: 27/06/2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.