Considerações sobre o Ensino de Piano na Formação do Regente: O Contexto do Curso de Graduação em Música da UEA

Gabriel Neves Coelho

Resumo


Apesar do consenso quanto à importância do estudo do piano na formação do regente, se observa no meio acadêmico brasileiro uma considerável divergência nas abordagens didáticas das disciplinas relacionadas ao ensino do instrumento. Outra problemática é a necessidade de adequação às mudanças de perfil de ingresso dos alunos. Ao explorar estas questões, este artigo relaciona os pressupostos teóricos com a experiência do curso de graduação em Música da Universidade do Estado do Amazonas. Concluiu-se ser possível se adequar de maneira mais efetiva a uma maior heterogeneidade de perfis de alunos ao ministrar os conteúdos de maneira eclética e flexível, considerando o piano como meio de desenvolvimento das habilidades musicais necessárias à regência.

Palavras-chave


Piano; Regência; Formação acadêmica.

Texto completo:

PDF

Referências


BOWEN, José Antonio (ed.). The Cambridge Companion to Conducting. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

CORVISIER, Fátima. Uma nova perspectiva para a disciplina Piano Complementar. 2008. Trabalho apresentado no XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPPOM), Salvador, 2008, p. 191-194.

FISHER, Christopher. Teaching Piano in Groups. Nova York: Oxford University Press, 2010.

LEMOS, Daniel. Considerações sobre a elaboração de um método de Piano para Ensino Individual e Coletivo. Revista do Conservatório de Música da UFPel, Pelotas, No.5, p. 98-125, 2012.

LISBOA, Márcio Roberto; COUTINHO, Carlos Henrique Costa. O Piano como Ferramenta para o Regente de Coro. Goiânia: UFG, 2011

MARTINEZ, Emanuel. Regência Coral: Princípios Básicos. Curitiba: Editora Dom Bosco, 2000.

MONTANDON, Maria Isabel. Aula de Piano e Ensino de Música - Análise da Proposta de Reavaliação da Aula de Piano e sua Relação com as Concepções Pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves (Dissertação de Mestrado não publicada). Porto Alegre: UFRGS, 1992.

SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Ed. Moderna, São Paulo, 2003. Traduzido por Alda Oliveira e Cristina Tourinho.

UEA, Universidade do Estado do Amazonas. Projeto Pedagógico do Curso de Música (Bacharelado). Manaus: UEA, 2008.

_____. Projeto Pedagógico do Curso de Música (Bacharelado). Manaus: UEA, 2012.

_____. Projeto Pedagógico do Curso de Música (Bacharelado). Manaus: UEA, 2018.

WITTRY, Diane. Beyond the Baton: What Every Conductor Needs to Know. Nova York: Oxford University Press, 2007.

ZANDER, Oscar. Regência Coral. Porto Alegre: Editora Movimento, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.