Cláudio Santoro e Flausino Valle: a diversidade do violino brasileiro

Leonardo Feichas

Resumo


Esse recital comentado de violino solo busca mostrar a diversidade de possibilidades de exploração de linguagens e as variadas características do violino solo brasileiro. O objetivo é, para além de mostrar a sensibilidade criativa de cada um desses renomados compositores no uso das técnicas e do material sonoro, resgatar e divulgar obras de compositores que colaboraram e ainda colaboram com o desenvolvimento da linguagem musical do violino solo brasileiro. Flausino Valle (1894-1954) foi um compositor, escritor, professor e violinista. Com poucos anos de estudo formal ao violino, dedicou-se a ser violinista de cinema mudo compositor, além da sua atividade como advogado. Em seu conjunto de obras para violino solo, os “26 Prelúdios Característicos e Concertantes para violino Só”, explora de forma diversificada e criativa técnicas tradicionais do violino, com inspiração na paisagem sonora rural ou do interior e no folclore brasileiros. Uma das obras a ser executada, Prelúdio XII O Canto da Inhuma, inspira-se na paisagem sonora rural e na sonoridade da viola caipira.Cláudio Santoro (1919-1989) foi compositor, regente e professor. Fez parte o movimento “Música Viva” ao lado de Guerra-Peixe, liderado pelo alemão radicado no Brasil, Hans-Joaquin Koellreuter. Fundou o departamento de Música da Universidade de Brasília e a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Sua obra Fantasia Sul América para violino solo mostra-se uma obra repleta de momentos dissonantes e um discurso musical contemporâneo. Em 2019 comemora-se 100 anos de nascimento de Santoro.  Como referências teóricas temos SALLES (2004), SALLES (2007), XXXXXXXX (XXXX), SILVA (2014), WHITE (2003), que nos fornecem um referencial teórico que colaboram para uma interpretação teoricamente embasada. Como resultado deste recital comentado, tendo como referências as obras escolhidas para esse recital, espera-se conseguir mostrar algumas características marcantes destes três compositores e o que os torna relevantes no cenário violinístico musical brasileiro. Essa proposta de recital é vinculada ao objeto de investigação no doutoramento em Música do proponente. 


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