INTEGRANDO GEOGRAFIAS: UMA EMPREITADA EPISTÊMICA QUE BUSCA RESPONDER À COMPLEXIDADE DAS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS

Isadora Vida de Mefano Silva

Resumo


Este artigo foi elaborado como trabalho final da disciplina de Seminário de Doutorado I, oferecida pelo curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A temática da disciplina era “Integrando Geografias: questões contemporâneas e abordagens”, e a proposta do trabalho final era a redação de um artigo apresentando uma reflexão sobre a relevância de convergência teórica e metodológica da geografia física e geografia humana para a análise de questões contemporâneas e os desafios e vias possíveis para uma abordagem integrada. A complexidade das questões contemporâneas exige dos cientistas uma reformulação epistemológica que tem como base a superação de uma problemática fundamental para a ciência moderna: a divisão do mundo em dois grandes domínios distintos, um que chamamos de sociedade, outro que chamamos de natureza. Na ciência geográfica esta dicotomia se apresentou através da separação da disciplina em duas grandes “vertentes”, uma da geografia física, outra da geografia humana. A fim de responder às complexidades das questões contemporâneas em suas abordagens teórico-metodológicas, a geografia caminha numa direção integrativa. Para que isso ocorra, é indispensável que os pesquisadores busquem uma visão mais ampla dos fenômenos, identificando as relações entre os elementos tanto do mundo biofísico, quanto da sociedade, suas implicações no sistema global e vice versa. Além disso, lhes é exigido que assumam um posicionamento político no seu fazer científico, lutando contra a opressão das minorias e contra o patriarcado.


Palavras-chave


Dicotomia; Epistemologia; Ecologia Política; Emancipação; Integração.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114