A HIDROGEOMORFOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA POPULARIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SABO NO BRASIL

Masato Kobiyama, Karla Campagnolo, Roberto Fabris Goerl

Resumo


A gestão integrada de redução de desastres com base em SABO vem se popularizando no Brasil, que por sua vez é tradicionalmente conhecido no Japão como o conjunto de ciência-tecnologia-cultura, o qual busca sistemas de proteção para áreas montanhosas, com ênfase em desastres relacionados a sedimentos. O presente trabalho, por meio de revisão de literatura e bibliometria, buscou apresentar o conceito e histórico de SABO e a sua relação com a hidrogeomorfologia. Após levantamento bibliográfico, encontrou-se uma tendência crescente do número de publicações relacionadas à hidrogeomorfologia tanto no mundo quanto no Brasil, mas com tendência menos significativa em escala nacional. Isso implica em uma maior necessidade de incentivar a pesquisa na área de hidrogeomorfologia no Brasil, de forma que este incentivo pode ser realizado por meio de disciplinas de hidrogeomorfologia em diferentes cursos no ensino superior. A disciplina deve abranger processos hidrogeomorfológicos elementares (intemperismo, dinâmica da água em encosta e balanço de sedimentos) bem como mecanismos dos fenômenos causadores de desastres (e.g., fluxos de detritos, escorregamentos e inundação brusca).


Palavras-chave


Educação; Livros; Desastres relacionados a sedimentos; Região montanhosa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114