DINÂMICA DAS PAISAGENS ANTROPOGÊNICAS NA MICRORREGIÃO DO VÃO DO PARANÃ (GO)

Karla Maria Silva Faria, Edson Vicente Silva

Resumo


A Microrregião do Vão do Paranã está situada em de Goiás em área de alto endemismo ambiental, parcialmente protegida em diversas categorias de unidades de conservação. A região, no entanto, foi inserida na matriz produtiva agropecuária do bioma Cerrado com fomento e políticas públicas direcionadas para a sua ocupação, que como comprovado em outras regiões do bioma são agressivas e comprometedoras à manutenção da biodiversidade. Nesse sentido, o objetivo do artigo foi de analisar a dinâmica de ocupação da microrregião do Vão do Paranã entre 1985 e 2019 para como os compreender os padrões espaço-temporais de paisagens antropogênicas influenciaram no desenvolvimento socioeconômico da microrregião. Foram elaborados mapeamentos de uso e cobertura da terra que foram interpretados conjuntamente com dados oficiais demográficos e agrícolas e com índices descritores da paisagem. Os resultados indicam que a microrregião dentro do recorte temporal avaliado apresentou dinâmica intensa com fomento e estímulo a atividades no campo das pastagens e que o processo de ocupação entre os municípios, mesmo tendo a pastagem com estímulo resultou em respostas econômicas e demográficas diferentes. Embora as áreas naturais apresentem concentração nos fronts da borda da Serra Geral, em áreas com declive acentuado, com solos frágeis e nos limites das unidades de conservação, os índices descritores da paisagem indicam elevado estado de antropização e de degradação da vegetação.


Palavras-chave


uso e cobertura da terra; fragmentação da vegetação, padrões espaço-temporais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114