OS MUNICÍPIOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO MATO GROSSO: EFEITOS E DEFEITOS DA ATIVIDADE DA MODERNA AGRICULTURA
Resumo
Há uma ampla e importante literatura que se debruça sobre o entendimento dos processos de expansão e urbanização de regiões que sofreram o impacto da modernização da fronteira agrícola a partir dos anos 1970. A questão central desses estudos leva em consideração a subordinação da formação e/ou expansão de municípios, denominados de “cidades do agronegócio”, às necessidades de (re)produção do capital. Como resultado desta relação vem apontando graves problemas relacionados à exclusão e desigualdades sociais, à degradação do meio ambiente e à segregação socioespacial. No entanto, a análise sócio econômica de alguns municípios do agronegócio revela que, a despeito dos problemas supracitados, eles vêm apresentando bons indicadores em relação ao PIBpc, ao percentual de pobreza extrema, ao IDH e ao rendimento médio em relação à média nacional. Assim sendo, pode-se afirmar que tais municípios não são particularmente excludentes, ou seja, não estão acima da média em termos de desigualdade social e muitos dos seus problemas urbanos e sociais identificados, não podem ter suas causas atribuídas ao fato de que sua dinâmica é liderada pelo agronegócio. Para a obtenção do resultado da pesquisa foram realizadas pesquisas exploratórias e documentais. Análises de dados foram feitas segundo uma comparação entre um conjunto de indicadores de desenvolvimento de cada um desses municípios como os municípios brasileiros de porte semelhante, o que se denominou de “municípios próximos”.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
Indexadores: Crossref; Sumários.org; Periódicos Capes; AGORA (Access to Global Online Reasearch in Agriculture - FAO); Geoscience e-Journals; EBSCO Publishing; Genamics JournalSeek; GeoRef database; GALE Cengage Learnig; LATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index; Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)
A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga
Google Page Rank

Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br
Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.
Contato: geograficaacademica@gmail.com
Universidade Federal de Roraima
Laboratório de Métricas da Paisagem
Dep.Geografia
Campus Paricarana
Av. Cap. Ene Garcez, 2413
CEP: 69310-000
Boa Vista, Roraima
Telefone: 95 - 3621 3114