OS MUNICÍPIOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO MATO GROSSO: EFEITOS E DEFEITOS DA ATIVIDADE DA MODERNA AGRICULTURA

FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA MOTA ARAUJO, Deusa Maria Rodrigues Boaventura

Resumo


Há uma ampla e importante literatura que se debruça sobre o entendimento dos processos de expansão e urbanização de regiões que sofreram o impacto da modernização da fronteira agrícola a partir dos anos 1970. A questão central desses estudos leva em consideração a subordinação da formação e/ou expansão de municípios, denominados de “cidades do agronegócio”, às necessidades de (re)produção do capital. Como resultado desta relação vem apontando graves problemas relacionados à exclusão e desigualdades sociais, à degradação do meio ambiente e à segregação socioespacial. No entanto, a análise sócio econômica de alguns municípios do agronegócio revela que, a despeito dos problemas supracitados, eles vêm apresentando bons indicadores em relação ao PIBpc, ao percentual de pobreza extrema, ao IDH e ao rendimento médio em relação à média nacional. Assim sendo, pode-se afirmar que tais municípios não são particularmente excludentes, ou seja, não estão acima da média em termos de desigualdade social e muitos dos seus problemas urbanos e sociais identificados, não podem ter suas causas atribuídas ao fato de que sua dinâmica é liderada pelo agronegócio. Para a obtenção do resultado da pesquisa foram realizadas pesquisas exploratórias e documentais. Análises de dados foram feitas segundo uma comparação entre um conjunto de indicadores de desenvolvimento de cada um desses municípios como os municípios brasileiros de porte semelhante, o que se denominou de “municípios próximos”.


Palavras-chave


Agroindustrialização; Municípios do Agronegócio; Mato Grosso

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114