ANÁLISE MULTITEMPORAL DE FOCOS DE QUEIMADAS E VARIÁVEIS CLIMÁTICAS, NO ESTADO DO PARÁ

Karla de Souza Santos, Dayane Dantas da Silva, Ricardo José de Paula Souza e Guimarães

Resumo


As queimadas estão entre os principais problemas ambientais no Brasil, sendo considerado um dos fatores primordiais na destruição e ameaça a biodiversidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi à elaboração de uma análise multitemporal dos focos de queimadas no estado do Pará, verificando a relação com variáveis climáticas e desmatamento, nos anos de 2005, 2010 e 2015. Para isso, foram utilizados para a obtenção dos focos de queimadas dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, para desmatamento usou-se os dados do projeto PRODES, por meio da plataforma do Google Earth Engine obteve-se os dados de precipitação e temperatura. O processamento, análise e interpretação dos dados, foram realizados no Excel e no software ArcGIS 10.3. Assim, a partir da análise multitemporal dos focos de queimada nos municípios do Pará, constatou-se que as mesorregiões que apresentaram maior índice de focos de queimadas foram a Sudeste, Sudoeste e Nordeste Paraense. Foi verificada possível relação do desmatamento com os focos de queimadas nas mesorregiões do Sudeste e Sudoeste Paraense. Em relação as variáveis climáticas, observou-se que a diminuição da precipitação e o aumento da temperatura favoreceram a ocorrência das queimadas, entretanto não foram os fatores determinantes. Assim, o estudo demonstra que o geoprocessamento aliado a pesquisa dos focos de queimadas é de grande relevância, sendo incentivado o uso dessas ferramentas, uma vez que as informações provenientes destas podem contribuir nos contextos gerenciais, operacionais e científicos.

Palavras-chave


Monitoramento de Queimadas; Google Earth Engine;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114