A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NA MODIFICAÇÃO MICROCLIMÁTICA EM CIDADES DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO DE CASO APLICADO AO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Geronio Inacio da Silva, Rebecca Luna Lucena, Jorio Bezerra Cabral Júnior, Sara Fernandes Flor de Souza

Resumo


A urbanização e a industrialização aceleradas é uma problemática nos dias atuais na condição térmica de cidades do semiárido brasileiro, como Caicó/RN, e que pode piorar no futuro se as temperaturas do ar aumentarem devido ao aquecimento em todo o planeta, segundo as constatações do IPCC (IPCC, 2019), proporcionando ameaças à qualidade de vida da população. Diante dessa problemática, o objetivo desta pesquisa foi analisar a influência da arborização na cidade de Caicó, através da temperatura e umidade relativa do ar, comparando duas áreas: uma com arborização densa e outra pouco arborizada. Desse modo, utilizaram-se equipamentos termohigrômetros que registraram dados horários de temperatura e umidade relativa do ar durante o período de maio a junho de 2016. A partir dessas variáveis, avaliou-se a sensação térmica nos dois pontos através dos índices de conforto térmico humano: Índices de desconforto (ID) e o Índice de temperatura e Umidade (ITU). Através dos resultados apresentados, corroboramos com Monteiro (1976) e Mendonça e Monteiro (2003) quando afirmam que a cidade gera um clima próprio (clima urbano), resultante da interferência de todos os fatores que se processam sobre a camada limite urbana e que agem no sentido de alterar o clima em escala local. Por menor que seja a cidade, é possível detectar mudanças no campo higrotérmico, como pudemos constatar em Caicó/RN.


Palavras-chave


arborização; Caicó/RN; microclima; temperatura; umidade relativa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114