INFLUÊNCIA DOS FATORES EDÁFICOS E DA ALTIMETRIA NA DENSIDADE DA MADEIRA DO COMPONENTE ARBÓREO-ARBUSTIVO DE ÁREAS DE SAVANA ABERTA DE RORAIMA, BRASIL

SEWBERT RODRIGUES JATI, REINALDO IMBROZIO BARBOSA, PHILIP MARTIN FEARNSIDE

Resumo


Densidade da madeira (DM) é uma variável largamente utilizada para estimativas de estoques de carbono de árvores e arbustos em ecossistemas terrestres. Este tema é pouco investigado em áreas abertas da Amazônia, como as savanas e campinas. O objetivo deste estudo foi investigar a resposta da DM de árvores e arbustos típicos de áreas de savana do extremo norte amazônico em relação aos fatores edáficos e a altimetria em seis diferentes sítios de coleta. Coletamos cerca de 8 discos amostrais, em três diferentes classes de diâmetro (<5cm, 5-10cm e >10cm) de cada um dos 75 indivíduos observados ao longo de seis sítios amostrais em áreas de savana aberta de Roraima. Ao redor de cada indivíduo foram coletadas quatro amostras de solos, distantes 1m da base das plantas, nas direções N, S, L e O na profundidade de 20cm. As amostras de solo foram homogeneizadas e analisadas segundo a textura e a fertilidade. Verificou-se a variação da DM em função de: pH, bases trocáveis, textura e matéria orgânica do solo. A DM variou ente as espécies (p<0,0001) de 0,512g.cm-3(H. articulatum) a 0,665g.cm-3(R. montana), mas não está associada a altimetria (R2=0,0264; p=0,1598) e a fatores edáficos (R2=0,0079; p=0,5454), exceto para H. aticulatum (R2=0.6084; p=0,0381 em atributos do solo) e tendendo uma relação para A. ovata (R2=0,4923; p=0,539 em atributos do solo e p=0,573 em altimetria). Esses resultados demonstram que variações edáficas e altimétricas podem influenciam na variação da DM de algumas espécies da savana aberta de Roraima.


Palavras-chave


Carbono; biomassa; densidade da madeira; altimetria; Roraima.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114