COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS COM VALOR AGREGADO DA AGRICULTURA FAMILIAR VIA PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Junior Miranda Scheuer, Rogério Carlos Traballi, Miguel Vassallo

Resumo


O Programa de Aquisição de Alimentos visa fortalecer a agricultura familiar estimulando a produção e comercialização, ademais de fomentar o processamento e a industrialização dos alimentos. Objetivou-se analisar a comercialização de alimentos com valor agregado pela agricultura familiar que acessou o Programa de Aquisição de Alimentos nos estados brasileiros no ano de 2014 e, reflexionar sobre os possíveis fatores associados. Para isso, levantou-se dados secundários a partir da Companhia Nacional de Abastecimento. No Rio Grande do Sul e Goiás 24% da comercialização tiveram valor agregado, na Bahia 17%, no Amazonas 11% e em São Paulo 3%. Por menor que seja a etapa de agroindustrialização, os agricultores agregaram valor à produção, contudo a comercialização foi baixa. Além das políticas nacionais averiguou-se ações estaduais à agroindustrialização que possivelmente impactaram na comercialização de alimentos com valor agregado.

Palavras-chave


Agroindústria; Canais de comercialização; Desenvolvimento rural; Família rural; Políticas públicas

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DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v12i2.5229

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