AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE NOVA PONTE (MG) E SUA RELAÇÃO COM O VOLUME DE ÁGUA DO RESERVATÓRIO

Gabriela Rodrigues Barroso, Wagner Ferreira Pinheiro, Adriana Alves Pereira

Resumo


A qualidade da água de reservatórios sofre influência de diversos fatores. Dentre eles, destaca-se o volume de água do reservatório, que está relacionado principalmente à sua capacidade de diluição de poluentes. Neste contexto, este trabalho avaliou a influência da diminuição do volume de água do reservatório da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte (UHE de Nova Ponte) sobre parâmetros de qualidade da água, a partir de análises estatísticas. Também foi avaliada a influência de outros fatores (local de coleta, precipitação e uso e ocupação do solo) nos resultados desses parâmetros, além do atendimento aos padrões ambientais legais. Os dados utilizados foram fornecidos pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). Foram analisados os parâmetros temperatura, turbidez, pH, oxigênio dissolvido, DBO, DQO, nitrogênio amoniacal, nitrato, fósforo total, ortofosfato, cianobactérias, clorofila a e coliformes termotolerantes em três locais no reservatório, entre os anos de 2009 a 2015, período em que foi registrada uma diminuição de aproximadamente 70% no volume de água do reservatório. Os resultados indicaram que a temperatura da água, pH, oxigênio dissolvido, DBO, nitrato, ortofosfato e clorofila a mostraram-se dependentes do volume de água do reservatório, apresentando maiores valores quando os volumes registrados foram menores. No geral, os valores encontrados para os parâmetros de qualidade de água do reservatório da UHE de Nova Ponte apresentaram-se em acordo com os padrões definidos na Resolução CONAMA no 357/2005. Algumas exceções foram observadas para o pH, oxigênio dissolvido, fósforo total, cianobactérias e coliformes termotolerantes, mas não representam maiores riscos aos usos múltiplos de suas águas.


Palavras-chave


Qualidade da água; Reservatório; Estatística; Nova Ponte; Minas Gerais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v12i2.5158

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114