USO, COBERTURA E MANEJO DA TERRA E SUA INFLUÊNCIA NA VELOCIDADE, VAZÃO E TRANSPORTE DE SEDIMENTOS EM SUSPENSÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MOEDA, TRÊS LAGOAS/MS

Rafael Brugnolli Medeiros, André Luiz Pinto, Angélica Estigarribia São Miguel

Resumo


O objetivo desta pesquisa é analisar a interação do uso, cobertura e manejo da terra e a velocidade, vazão e transporte de sedimentos em suspensão da bacia hidrográfica do córrego Moeda, que vem passando por transformações no seu uso e cobertura da terra, geradas pela expansão da silvicultura no município de Três Lagoas/MS. Para a operacionalização, é indispensável o emprego do geoprocessamento, que optou-se por utilizar os SIG’s ArcGis 10® e Spring 5.2.6®, além da análise em campo (velocidade de fluxo e vazão) e laboratorial (transporte de sedimentos em suspensão), buscando assim apontar as interações que vem ocorrendo ao longo de onze pontos de monitoramento das águas. Os resultados apontaram que grande parte das terras (mais de 50%) vem sendo destinadas ao cultivo de eucalipto, todas apresentando um manejo, porém, seu principal problema, é o corte simultâneo de grandes áreas, deixando o solo exposto e suscetível ao carreamento de sedimentos. Com isso, os pontos que tiveram valores elevados de transporte foram os 7, 9, 10 e 11, que apresentam cortes de talhões em suas sub-bacias. Com as análises, foi possível elaborar sugestões visando uma utilização mais equilibrada e um melhor e mais sustentável aproveitamento destas áreas.


Palavras-chave


Uso, cobertura e manejo da terra; transporte de sedimentos em suspensão; bacia hidrográfica; cultivo de eucalipto.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v12i2.5111

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114