ANÁLISE E PROPAGAÇÃO DOS EFEITOS DE BORDA NO PARQUE ESTADUAL MATA DO PAU – FERRO, AREIA – PB

Jean Oliveira Campos, Janaina da Silva Santos, Maria do Socorro Silva Salvador, Valéria Raquel Porto de Lima

Resumo


Em sua paisagem atual a Mata Atlântica é constituída por fragmentos descontínuos, representados por manchas florestais isoladas inseridas em matrizes de perturbação. Umas das principais consequências advindas da fragmentação é a propagação dos efeitos de borda nos fragmentos, modificando a estrutura da vegetação, promovendo mudanças microclimáticas e consequentemente, alterando a composição e distribuição das espécies, acarretando perdas na biodiversidade. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar a propagação dos efeitos de borda em uma matriz de ocupação urbana e em trilha controlada dentro do Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, Areia – PB. Os dados foram levantados através de um transecto linear de 50x4m compreendendo uma área de 200m², onde foi coletado o número de indivíduos, altura e a Circunferência à Altura do Peito (CAP). Na linha do transecto foi feita aplicação de checklist buscando verificar a presença dos indicadores nas parcelas subdivididas em 10m de extensão cada, a mesma cheklist foi aplicada ao longo da trilha do Cumbe visando observar a presença dos indicadores dos efeitos de borda em seu percurso de aproximadamente 3,4 km em direção ao interior do fragmento. Os resultados apontam que os efeitos de borda ultrapassam os 50m no gradiente borda-interior e a trilha do Cumbe evidenciou-se como meio de disseminação dos efeitos de borda para as áreas interioranas do fragmento.


Palavras-chave


Fragmentação florestal; Efeitos de borda; Indicadores

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v12i2.5103

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114