CARACTERÍSTICAS GRANULOMÉTRICAS DO SOLO DA FUNDAÇÃO CAIO MARTINS, SÃO FRANCISCO, MG

PEDRO LUIZ TEIXEIRA CAMARGO, Marcílio Baltazar Teixeira, Paulo P. Martins Junior, Fernando Antônio Madeira

Resumo


Este estudo busca apresentar o perfil granulométrico do solo da Fundação Caio Martins (FUCAM), área estadual localizada à beira do rio São Francisco, no município também denominado São Francisco, no Norte de Minas Gerais. Para isso coletou-se amostras de solo no ano de 2016 e através do uso de peneiras próprias do laboratório de Laboratório de Mecânica dos Solos da UFOP, foi possível reconhecer o perfil granulométrico de cada uma das seis amostragens realizadas que representavam toda a área de estudo pesquisada. Como resultado foi possível afirmar que todas as amostras apresentaram textura siltosa, destacando-se o fato de que a medida que a ação antrópica por local de coleta era detectada, maiores frações de pedregulho eram detectadas, por consequência, o aumento do perfil síltico por região amostral se dá à medida que o solo se apresenta mais conservado da ação humana, sendo possível afirmar que o mais degradado, sobre a ótica granulométrica é exatamente o setor Leste, onde se localizam a maior parte das atividades impactantes do local e onde estão a maior parte das ações da Fundação. Obviamente mais estudos, em especial o geoquímico, são importantes de serem realizados para se afirmar quais as espécies mais adequadas ao cultivo, mas sob um ponto de vista granulométrico do solo, todos os vegetais arbóreos originários do Cerrado são indicados para o plantio na área da FUCAM.


Palavras-chave


Fundação Caio Martins (FUCAM); Cerrado; Perfil Granulométrico; rio São Francisco; Pedologia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v12i2.5082

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114