ESTRUTURA PRODUTIVA E A AGROECOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO NA ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES DA REGIÃO DO ALTO SANT’ANA, MATO GROSSO

Junior Miranda Scheuer, Sandra Mara Alves da Silva Neves, Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin, Ademir Patrik de Moura

Resumo


A agricultura familiar é fundamental na geração de emprego, renda e alimentos à própria família e aos mercados consumidores. Para a promoção, o governo federal estabeleceu leis, decretos, programas e planos voltados ao desenvolvimento rural, desprendendo-se da Revolução Verde e incorporando ações estratégicas da Agroecologia. Neste estudo, objetivou-se analisar a estrutura produtiva e avaliar o índice de agroecologia do sistema de produção agrícola adotado pelos agricultores familiares vinculados a Associação dos Pequenos Produtores da Região do Alto Sant’Ana, beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos no município de São José dos Quatro Marcos, Mato Grosso. Desta forma, utilizou-se a ferramenta de entrevista semiestruturada com o propósito de proceder o levantamento documental acerca da estratificação do imóvel rural e a coleta de dados sobre a distribuição do sistema de trabalho, a infraestrutura presente, as práticas agrícolas desenvolvidas, a produção pecuária e agrícola consolidada e o sistema de produção. Para o cálculo do Índice Agroecológico formatou-se um modelo matemático embasado nas teorias agroecológicas. As análises indicaram que os produtores rurais estão organizados em pequenas unidades produtivas, dotados de mão de obra familiar; infraestrutura rural relativamente ampla; produção pecuária e agrícola que atendem as necessidades da família e o excedente comercializado; sistema de produção diversificado, com técnicas agrícolas em estado de transição agroecológica, entretanto carentes de políticas públicas eficientes que contemplem a agroecologia no sistema de produção rural; crédito agrícola específico; assistência técnica capacitada para esta demanda e a formação de canais para comercialização da produção. 


Palavras-chave


Agricultura familiar; Desenvolvimento rural sustentável; Programa de Aquisição de Alimentos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v11i2.4367

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114