ANÁLISE DE ASPECTOS FÍSICOS DA BACIA DO CÓRREGO BONSUCESSO, LOCALIZADA EM JATAÍ (GO), BRASIL, APOIADO EM GEOTECNOLOGIAS

Wellmo dos Santos Alves, Wilker Alves Morais, Bruno Botelho Saleh, Leonardo Nazário Silva dos Santos

Resumo


Diversas atividades são desenvolvidas na bacia do córrego Bonsucesso, sendo as principais: agricultura, pecuária e empreendimentos turísticos. Essas atividades são importantes para o desenvolvimento do Sudoeste de Goiás. Sabendo-se que a análise de aspectos físicos é essencial para a adequada gestão de bacias hidrográficas, objetivou-se analisar o uso da terra, a cobertura vegetal e a morfometria da bacia do córrego Bonsucesso, localizado no município de Jataí (GO), apoiado em geotecnologias. A bacia hidrográfica, com 152 km², apresenta predominância de agricultura, seguida de cerrado, pastagem, rodovia pavimentada, lago Bonsucesso, área construída, área urbanizada, solo exposto e areia. Os resultados obtidos para a geometria inferem que a bacia é alongada, proporcionando baixa tendência à enchente. Considerado canal tortuoso, a baixa porcentagem da declividade do canal principal não propicia grande velocidade de escoamento das águas. O relevo da bacia hidrográfica varia de plano a escarpado, com predominância de área com relevo ondulado, suave-ondulado e forte ondulado, sendo favorável às atividades agrícolas, desde que associadas a práticas específicas de conservação do solo e respeitada a legislação ambiental vigente. Os valores apresentados para a densidade de drenagem, coeficiente de manutenção e extensão do percurso superficial indicam presença de solos mais permeáveis. Estes resultados subsidiam o planejamento e a gestão ambiental desse recurso hídrico, melhorando a qualidade ambiental e de vida, além de servir de base para futuros estudos.


Palavras-chave


características físicas; córrego Bonsucesso; geotecnologias; gestão ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v11i1.4108

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114