USO DO SOLO NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO SAMAMBAIA E SUA RELAÇÃO COM A SUSCETIBILIDADE À EROSÃO LAMINAR

Silas Pereira Trindade, Rafael Ávila Rodrigues

Resumo


A microbacia do ribeirão Samambaia é uma importante fonte hídrica que abastece a área urbana de Catalão (GO). Localizada em uma área de Cerrado, nos municípios de Catalão e Goiandira, Goiás, é uma área que passa por um intenso processo de ocupação principalmente o uso agropecuário. A hipótese defendida neste trabalho é que o uso do solo na área pesquisada gerou sérios impactos ambientais sobre os sistemas pedológicos, pois ocorre um avanço antrópico sobre as áreas suscetíveis à erosão laminar. O objetivo desta pesquisa foi estabelecer a relação entre a dinâmica de uso do solo e a suscetibilidade erosiva, classificando a evolução do potencial à erosão laminar na microbacia do ribeirão Samambaia. Para isso gerou-se os mapas de uso do solo e de suscetibilidade erosiva para os anos de 2001, 2006, 2011, 2013 e 2015, que foram analisados de forma integrada, gerando o mapa de potencial à erosão laminar com uso de técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Os resultados mostraram que houve aumento das classes de pastagens, agricultura e área urbana, com preponderância das duas primeiras, contrapondo-se com diminuição das áreas de vegetação nativa. O potencial à erosão laminar mostrou o predomínio inicial das áreas de baixo potencial à erosão, que foi ultrapassado pelas áreas de médio potencial, junto ao intenso aumento das áreas de alto potencial à erosão, vindo de encontro com a hipótese levantada neste estudo. Concluiu-se que o avanço antrópico, na área estudada, desempenha o risco da degradação ambiental dos solos, podendo interferir na qualidade dos recursos hídricos.


Palavras-chave


Uso do solo; suscetibilidade; potencial erosão laminar; microbacia Samambaia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA



 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114