Sala de Aula Itinerante e o diálogo entre Universidade e Comunidade: uma ação na EEFM de Forte Velho em Santa Rita-PB

Daniel Valério Martins, Ruan Rocha Mesquita

Resumo


Neste artigo apresentamos, ademais da proposta de atividade do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da UFPB diante da Campanha Ação Educação Democrática da ANPED com a criação da Sala de Aula Itinerante, a primeira ação realizada no projeto na EEFM de Forte Velho no município de Santa Rita-PB. A ação surge da demanda da Escola na busca por novas metodologias de ensino frente aos problemas enfrentados pelo corpo docente no intuito de incentivar os alunos no processo de ensino-aprendizagem, além de desenvolver mecanismos de mediação frente ao problema, bem como a assiduidade desse alunado. De acordo com os pensamentos de Ginzburg (1990), Vygotsky (2001), Montessori (1965), Hoffmann (2005), Freire (2002), Freinet (1975) e Lozanov (1983), foi elaborado um minicurso de novas metodologias e ferramentas didáticas, aplicado aos professores e gestor(a) escolar com o objetivo de identificar possíveis falhas no processo, resistência docente frente ao novo e a possível ressignificação da ação docente. Assim, o presente artigo possui uma perspectiva puramente qualitativa, realizado por meio da observação participativa e teve como objetivo mostrar desenhos didáticos e metodologias para atenuar problemas de interação em sala de aula, bem como o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem com um olhar mais humano. Os resultados obtidos foram além da conscientização docente assumindo falhas e sua parcela de culpa na carência de um olhar mais humano, com a constatação de uma possível elaboração de aulas dinâmicas com material de baixo custo.


ITINERANT CLASSROOM AND THE DIALOGUE BETWEEN UNIVERSITY AND COMMUNITY: AN ACTION AT THE EEFM OF FORTE VELHO IN SANTA RITA-PB

In this article we present in addition to the activity proposal of the UFPB Postgraduate Program in Education - PPGE before the ANPED Democratic Education Action Campaign with the creation of the Itinerant Classroom, the first action carried out in the project at Forte Velho EEFM in the municipality of Santa Rita-PB. The action arises from the demand of the School in searching for new teaching methodologies in the face of the problems faced by the faculty in order to encourage students in the teaching-learning process, besides developing mediation mechanisms to the problem, as well as the attendance of this student. According to Ginsburg (1990), Vygotsky (2001), Montessori (1965), Hoffmann (2005), Freire (2002), Freinet (1975) and Lozanov’s (1983) thoughts, a short course of new methodologies and didactic tools was developed, applied to teachers and school managers in order to identify possible failures in the process, teacher resistance regarding the new and the possible reframing of teaching action. Thus, this article has a purely qualitative perspective, carried out through participatory observation and its objective was to show didactic drawings and methodologies to alleviate problems of interaction in the classroom, as well as the development of a teaching-learning process with a more human view. The results obtained went beyond teaching awareness, assuming flaws and its share of guilt in the lack of a more human view, the finding of a possible elaboration of dynamic classes with low cost material.

KEYWORDS: Methodologies; Itinerant Lesson; Didactics; Mediation.


AULA ITINERANTE Y EL DIÁLOGO ENTRE LA UNIVERSIDAD Y LA COMUNIDAD: UNA ACCIÓN EN LA EEFM DE FORTE VELHO EN SANTA RITA-PB

En este artículo presentamos además de la propuesta de actividad del Programa de Postgrado en Educación - PPGE de la UFPB frente a la Campaña Acción Educación Democrática de la ANPED con la creación del Aula Itinerante, la primera acción llevada a cabo en el proyecto, en la EEFM de Forte Velho en el municipio de Santa Rita-PB. La acción surge de la demanda de la Escuela en la búsqueda de nuevas metodologías de enseñanza frente a los problemas que enfrenta el personal docente para alentar a los estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje, además de desarrollar mecanismos de mediación frente al problema y la asistencia de los estudiantes. De acuerdo con los pensamientos de Ginzburg (1990), Vygotsky (2001), Montessori (1965), Hoffmann (2005), Freire (2002), Freinet (1975) y Lozanov (1983), se desarrolló un breve curso de nuevas metodologías y herramientas didácticas, aplicado a los maestros y gerentes de la escuela para identificar posibles fallas en el proceso, la resistencia de los maestros a lo nuevo y la posible resignificación de la acción docente. Así, el presente artículo posee un carácter meramente cualitativo, realizado por medio de la observación participante, y su objetivo fue mostrar dibujos didácticos y metodologías para paliar problemas de interacción en el aula, así como el desarrollo de un proceso de enseñanza-aprendizaje con una mirada más humana. Los resultados obtenidos fueron más allá de la concienciación docente, asumiendo fallas y su parte de culpa en la falta de una mirada más humana, pero también el hallazgo de una posible elaboración de clases dinámicas con material de bajo costo.

PALABRAS CLAVE: Metodologías; Aula Itinerante; Didáctica; Mediación.


Palavras-chave


Metodologias; Aula Itinerante; Didática; Mediação

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DOI: http://dx.doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6664

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