Aula de Campo e Ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8343Palavras-chave:
Patrimônio cultural;, Aula de campo;, Ensino de história.Resumo
Esta pesquisa tem por finalidade analisar e avaliar a efetividade das aulas de campo no ensino de História, entender o patrimônio cultural como recurso didático-pedagógico, investigando o impacto dessa abordagem educacional no engajamento dos alunos, na assimilação dos conteúdos históricos e na valorização do patrimônio, visando contribuir para a melhoria da prática pedagógica e promover a preservação do legado cultural. O objeto de estudo será a Escola Municipal Catarina Lima da Silva, próxima ao histórico bairro da Parangaba, na cidade de Fortaleza-Ceará. A pesquisa é classificada como aplicada, exploratória e qualitativa-quantitativa e análise de dados secundários. A pesquisa propõe também analisar como as aulas de campo podem contribuir como referência histórica e pertencimento de lugar no bairro onde a escola está inserida, onde o aluno mora ou próximo a locais reconhecidos por suas referências históricas. Os dados empíricos serão coletados mediante entrevistas, observações e análises da relação teoria e prática.
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