Aula de Campo e Ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8343

Palavras-chave:

Patrimônio cultural;, Aula de campo;, Ensino de história.

Resumo

                  Esta pesquisa tem por finalidade analisar e avaliar a efetividade das aulas de campo no ensino de História, entender o patrimônio cultural como recurso didático-pedagógico, investigando o impacto dessa abordagem educacional no engajamento dos alunos, na assimilação dos conteúdos históricos e na valorização do patrimônio, visando contribuir para a melhoria da prática pedagógica e promover a preservação do legado cultural. O objeto de estudo será a Escola Municipal Catarina Lima da Silva, próxima ao histórico bairro da Parangaba, na cidade de Fortaleza-Ceará. A pesquisa é classificada como aplicada, exploratória e qualitativa-quantitativa e análise de dados secundários. A pesquisa propõe também analisar como as aulas de campo podem contribuir como referência histórica e pertencimento de lugar no bairro onde a escola está inserida, onde o aluno mora ou próximo a locais reconhecidos por suas referências históricas. Os dados empíricos serão coletados mediante entrevistas, observações e análises da relação teoria e prática.

 

Biografia do Autor

Francisco Estevão da Silveira Penha , Universidade Estadual do Ceará

Mestrando acadêmico em História, Cultura e Espacialidades UECE. Especialista em Teoria e Metodologia da História (Universidade Vale do Acaraú - UEVA, Graduado em Licenciatura em História (Universidade Vale do Acaraú - UVA), atuando como Professor de História, Escola Catarina Lima.

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Publicado

08/11/2024

Como Citar

DA SILVEIRA PENHA , F. E. . Aula de Campo e Ensino de História . Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8343. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8343. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade