Dança e ensino: as potencialidades corporais em práticas improvisacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7355

Palavras-chave:

Dança, Ensino, Improvisação, Práticas inventivas.

Resumo

A pesquisa desenvolvida tem como objetivo mapear experiências de ensino-aprendizagem, assim como identificar, metodologias inventivas a partir do ensino da arte tendo como foco a linguagem dança, através de proposições em improvisação. Dessa forma, apresentamos como problemática: Como explorar as nossas potencialidades corporais com improvisação em dança, contemplando o ensino e a criação tendo como mote as aprendizagens durante o componente curricular de Improvisação: elementos básicos, no período de um semestre letivo? Movidas por este questionamento, o presente artigo discute as possibilidades da dança, linguagem da arte, na busca de trabalhar as potencialidades corporais em suas práticas inventivas durante o processo de ensino e aprendizagem de uma turma da Universidade Federal do Ceará (UFC). Num desenho colaborativo e reflexivo, temos como aproximação metodológica a abordagem da cartografia, que nos possibilitou um caminho sensível na relação dos nossos modos de produção. Nesse processo foram realizadas diversas práticas durante as aulas de Improvisação de modo a estimular nossas potencialidades corporais. Como resultado de todo o trabalho realizado foi elaborado pelos estudantes uma experimentação de encerramento em improvisação, gerando uma discussão com pensamento crítico e reflexivo sobre nossa prática criativa. Refletimos o quanto fica evidenciado que propostas de aprendizagens inventivas e colaborativas precisam se pautar no acontecimento da relação e na proposição do encontro em estado de atenção, para que a escuta ao outro aconteça enquanto saber. Sendo assim, a improvisação como uma abordagem de aprendizagem

Biografia do Autor

Denise Vendrami Parra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Dança pela Universidade de Lisboa com a tese Composições Instantâneas: cartografias de um ensino em Dança. Docente nos cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC), atua como coordenadora do Improvisa - projeto de pesquisa artística e de extensão.

Juliane Gonçalves Queiroz, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) (2020). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020) e graduada em Pedagogia (2014) pela mesma universidade. Graduanda em Dança/Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

BOGART, Anne; LANDAU, Tina. The Viewpoints book: a pratical guide to Viewpoints and composition. New York: TCG, 2005.

EUGÊNIO, Fernanda. O encontro é uma ferida. In: Trilogia Secalharidade. Lisboa: Ghost Editores, 2013.

GUERRERO, Mara Francischini. Formas de improvisação em dança. Anais ABRACE. v. 9 n.1. 2008.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em estudo. Maringá, v.6, n. 1, p. 17-27, jan/jun. 2021.

KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In E. Passos, V. Katrup & S. Tedesco (Orgs.), Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade (pp. 32-51). Porto Alegre: Sulina, 2012.

LAUNAY, Isabelle. Laban, ou a experiência da dança. In: PEREIRA, R.; SOTER. S.. Lições de dança. Rio de Janeiro: Universidade, 2006.

MUNDIM, Ana Carolina. Abordagens sobre improvisação em dança contemporânea. = Approaches about improvisation in contemporary dance. Ana Carolina Mundim (Oorg.); Maria Lyra (tradutora). -- Uberlândia: Composer, 2017.

PARRA, Denise. Composições instantâneas em Dança: cartografias de um ensino em dança. Tese de Doutorado. Universidade de Lisboa, 2021.

QUEIROZ, Juliane Gonçalves. Dança como elemento de formação estética de docentes. 2020. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020.

TAVARES, Gonçalo. Atlas do corpo e da imaginação. Alfragide: Caminho, 2013.

Downloads

Publicado

28/11/2022

Como Citar

PARRA, D. Vendrami; QUEIROZ, J. G. . Dança e ensino: as potencialidades corporais em práticas improvisacionais. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7355. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/7355. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos