DOSSIÊ - A INTERFACE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM A EDUCAÇÃO INDÍGENA – CONFLUÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS

O direito a uma educação multilíngue, diferenciada e que respeite as especificidades de cada povo indígena é garantido legalmente no Brasil e pode ser compreendido enquanto parte de suas lutas e resistências contra uma colonização educacional. No âmbito da escolarização de indígenas com deficiência, a demanda por uma interface com a Educação Especial, desde que pautada no multiculturalismo, também já é observada nas discussões voltadas à Educação escolar Indígena, como pode ser lido nos relatórios finais da I e II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI, 2009; 2018).

Logo, o objetivo desse dossiê é apresentar a ocorrência da interface da Educação Especial com a Educação de diversos povos indígenas do território brasileiro, compilando trabalhos das mais diversas áreas: formação de professores, língua de sinais indígenas; sala de recursos em Escolas indígenas, dentre outros.

Nesse sentido, nós como editores convidados, convidamos a vocês professores e pesquisadores a submeterem os resultados de seus estudos e pesquisas para o dossiê. Será uma oportunidade ímpar de socializar trabalhos em diferentes formatos (artigo, ensaio, relato de experiência, resenha e tradução) numa revista localizada no extremo norte do país, no estado de Roraima, que ocupa o primeiro lugar em densidade populacional indígena por número de habitantes.

O prazo de submissão foi prrorrogado até o dia 16 de agosto de 2020. A previsão da publicação é para outubro do mesmo ano.

Todas as normas de submissão e diretrizes para autores encontram-se em: https://revista.ufrr.br/repi/about/submissions#authorGuidelines

 

Profa Dra. Ana Carolina Machado Ferrari (Centro Universitário UNA)

carolmachadoferrari@gmail.com

Prof. Me: Denilson Diniz Pereira (Universidade Federal do Amazonas)

denilsondinizp@gmail.com

Profa. Dra. Michele Aparecida de Sá (Universidade Federal de Minas Gerais)

micheledesa20@hotmail.com

Profa. Dra. Mônica Maria Farid Rahme (Universidade Federal de Minas Gerais)

monicarahme@hotmail.com

Editores convidados/responsáveis pelo dossiê