Dossiê Paulo Freire

A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão (REPI), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), convida pesquisadores e professores para o dossiê tendo como temática a  vida, obra e contribuição de Paulo Freire para a educação brasileira, seus pensamento e seus desdobramentos. No campo da produção acadêmica, a temática suscitou, ao longo de décadas, a elaboração de muitos livros, artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, sendo o autor brasileiro mais lido no exterior.

O objetivo dessa publicação é destacar e intensificar a importância desse educador tanto na alfabetização como nos debates sobre o processo de ensino, num momento em que está sendo execrado por pessoas que sequer conhecem a sua obra ou pelo menos leram alguns livros seus. Em especial, promover o diálogo e o estudo do pensador que celebrará seu centenário de aniversário em 19 de setembro de 2021.

Esse dossiê vai trazer grandes contribuições para alunos, pesquisadores e para toda comunidade acadêmica, nacional e internacionalmente, que apreciam a obra do Patrono da Educação Brasileira. O dossiê constitui um momento ímpar na história da Universidade Federal de Roraima, porque é uma instituição de ensino superior pública localizada no extremo norte do país. O Estado de Roraima possui uma história sui generis, dada a sua conformação num território que possui várias terras indígenas, imigração de venezuelanos e guianense, além da migração do povo brasileiro. Nesse sentido, os artigos a serem publicados e socializados numa revista local proporciona reflexão sobre alguns aspectos das publicações de Paulo Freire, que geraram tantas outras obras no Brasil e fora dele, bem como contribui na atualidade de seus escritos e também para refutar tantas acusações infundadas pelo atual governo federal, que tenta denegrir sua imagem e sua obra.

Por isso, convido pesquisadores e professores para submeter seus manuscritos que podem ser artigos resultados de pesquisas, relatos de experiência, resenha, tradução de textos e ensaios. Por favor, submetem o manuscrito até 15 de agosto de 2020. O dossiê será publicado em novembro de 2020.

Antes de tudo efetuem o cadastro na REPI: https://revista.ufrr.br/repi/user/register

Todas as normas de submissão e diretrizes para autores encontram-se em: https://revista.ufrr.br/repi/about/submissions#authorGuidelines

Agradeço-lhes pela contribuição.

 

Prof. Dr. Sebastião Monteiro Oliveira

Editor responsável pelo dossiê