Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão (REPI) é publicação de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Roraima, na área de Educação, tendo como subtemas: formação de professores, política educacional, história e filosofia da educação, currículo, avaliação, modalidades de ensino, práticas pedagógicas, alfabetização e letramento.

É um periódico científico de acesso aberto e gratuito, sem taxas de submissão e de publicação dos textos submetidos à Revista.

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The Educação, Pesquisa e Inclusão Journal (REPI) is a continuous flow publication of the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Roraima, at the Education area, with subtopics: teacher training, educational policy, history and philosophy of education , curriculum, assessment, teaching modalities, pedagogical practices, literacy others.  It is an open access Scientific Journal. No charges - no fees - of manuscript submission and publication - no APCs.

 

La Revue Éducation, Recherche et Inclusion (REPI) est une publication à flux continu du Programme d'Études Supérieures en Éducation (PPGE) de l'Université Fédérale de Roraima, dans le domaine de l'éducation, avec des sous-thèmes: formation des enseignants, politique éducative, histoire et philosophie de l'éducation, curriculum, évaluation, modalités d'enseignement, pratiques pédagogiques, alphabétisation.  Il s'agit d'une revue scientifique en libre accès et gratuite, sans frais de soumission et de publication des textes soumis à la revue.

 

Políticas de Seção

Artigos

Artigos como produtos de pesquisas em nível de graduação e pós-graduação, desde que possuam ao menos um autor ou coautor com o título de doutor e atenda outras normas da revista. Artigo recebe e publica em fluxo contínuo.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Seção destinada à ensaio de artigos que abordem assuntos pertencentes e de fundamental importância para o foco e escopo da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Resenha crítica de: obras clássicas, livros; Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado e filmes. Os livros devem ser preferencialmente publicados nos últimos 5 anos.


Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Seção destinada a divulgar relatos de experiência que possa estar relacionado a uma ou mais dimensões: ensino, pesquisa e extensão.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Seção destinada à envio de artigos com uma temática previamente definida previamente por editores adjuntos ou convidados.

A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão recebe proposta de dossiê, compostos de 6 (seis) a 12 (doze) artigos que respeitem as diretrizes para autores e se adequem as seguintes orientações:

- Todos os artigos devem possuir estreita relação com o título/temática proposta;

- O dossiê deve apresentar representação de autores de diversas regiões, sendo considerado um máximo de 2 (dois) textos de uma mesma instituição;

- A proposta deve incluir um mínimo de 2 (dois) artigos internacionais.


Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Seção destinada à traduções de artigos que abordem assuntos pertencentes e de fundamental importância para o foco e escopo da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição temática - A interface da educação especial com a educação indígena – confluências e divergências

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição temática - Paulo Freire

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição temática - Formação, narrativas e alternativas pedagógicas inclusivas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Equipe Editorial da Revista Educação, Pesquisa e Inclusão (REPI) aceita textos inéditos, nacionais e internacionais, com até 3 (três) autores, sendo pelo menos um deles doutor, que tematizem a educação e que apresentem contribuições sobre temas relevantes da área. Em caso de artigos escritos com múltipla autoria (acima de 3 autores), anexar documento suplementar na etapa de submissão que comprove que o manuscrito produzido faça parte de um projeto de pesquisa ou de extensão vinculada a uma Instituição de Ensino Superior (brasileira ou internacional), grupos de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa - CNPq ou Agência de Fomento.

A revista é constituída de dois Conselhos (Editorial e Científico), composto por doutores de instituições brasileiras e de outros países, que exercem a função de avaliar a qualidade da publicação, com a tarefa de emitir pareceres sobre as matérias da revista. Caso seja necessário, serão convidados avaliadores Ad Hoc que respeite a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento do especialista.

Utilizamos o sistema blinded review, ou seja, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. Os trabalhos submetidos são apreciados por dois avaliadores (membros do Conselho Científico). Caso haja pareceres divergentes, o editor encaminha o trabalho para um terceiro avaliador.

Todos os textos são submetidos à avaliação conforme os seguintes critérios: relevância científica e social do tema; estrutura interna do artigo; estilo da redação ou linguagem científica e técnica; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão com fundamentação consistente, coerente teoricamente e crítica; conclusão apresenta síntese e recomendações gerais; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha editorial da publicação.

O processo de avaliação e publicação demora, em média, seis meses para ser concluído. Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não aceitação pela Revista, pois correção de língua portuguesa e adequação às normas da ABNT são critérios considerados na avaliação. Caso os pareceristas solicitem modificações no texto, ele só será publicado mediante entrega no prazo das correções solicitadas.

 

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Peer Review Process

The Editorial Team of Educação, Pesquisa e Inclusão Journal  (REPI) accepts unpublished texts, both national and international, with up to 3 (three) authors, at least one of whom is a doctor, who discuss education and make contributions on relevant topics in the area. In the case of articles written with multiple authorship (over 3 authors), attach a supplementary document in the submission stage which proves that the manuscript produced is part of a research or community engagement project linked to a Higher Education Institution (Brazilian or international), research groups registered in the Directory of Research Groups- CNPq or Funding Agency.

 

The journal consists of two Councils (Editorial and Scientific), composed of doctors from Brazilian institutions and other countries, who exercise the function of assessing the publication quality, with the task of issuing opinions on the Journal's articles. If necessary, Ad Hoc evaluators who respect the adequacy between the treated topic and the specialist's area of knowledge will be invited.

 

We use the blinded review system, that is, the names of the reviewers will remain confidential, and the authors' names will also be omitted. The submitted papers are evaluated by two evaluators (members of the Scientific Council). In case of divergent opinions, the editor forwards the paper to a third evaluator.

All texts are submitted to evaluation according to the following criteria: scientific and social relevance of the topic; internal structure of the article; writing style or scientific and technical language; clarity and relevance of the objectives; consistent methodology that supports the proposed analyzes; results and discussion with consistent, coherent foundation theoretically and critically; conclusion presents summary and general recommendations; citations and references appropriate to the technical standards adopted by the journal; and pertinence to the editorial line of the publication.

The evaluation and publication process take, on average, six months to be completed. The papers must be submitted strictly revised, under penalty of non-acceptance by the Journal, since correction of the Portuguese language/or English and adaptation to ABNT standards are criteria considered in the evaluation. If the evaluators request modifications to the text, it will only be published upon delivery within the term of the requested corrections.

 

Periodicidade

Adota o sistema de fluxo contínuo.

It adopts the continuous flow system.

Il adopte le système à flux continu.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

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This magazine offers immediate free access to its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge.

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Histórico da Revista

A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão configura-se como a culminância dos esforços demandados no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas, Interdisciplinares e Interculturais de Roraima-GEPAIIRR e demais grupos de pesquisa do curso de Pedagogia para a criação do Programa de Mestrado em Educação que teve sua aprovação pela Capes dezembro de 2019 iniciando sua primeira turma no segundo semestre do mesmo ano.

Nossas primeiras publicações no âmbito do espaço-tempo do curso de Pedagogia se deu no livro do II Seminário Internacional de Educação e Pesquisa e I Colóquio de Narrativas (Auto)Biográficas, realizado em maio de 2013, cuja temática girou em torno do Reconhecimento de Si e do Outro na Formação Humana. Nesse evento contamos com a participação de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras como também de pesquisadores franceses, os quais, colaboraram ainda com seus textos científicos para este primeiro livro do evento.

Com a realização do III Seminário Internacional de Educação e Pesquisa e II Colóquio de Narrativa (Auto)Biográfica em setembro de 2015, com o tema  Formação de Professores Frente à Política Global e subtema as Narrativas de Crianças: O Reconhecimento de sua palavra para a Pesquisa (Auto) Biográfica, da mesma forma que no evento anterior, contamos com a generosidade e o apoio de pesquisadores brasileiros e franceses na realização e produção científica do Seminário.

Desse modo, a Revista Educação, Pesquisa e Inclusão tem como objetivo garantir o registro e a continuidade de nossas produções científicas disseminando os conhecimentos da Amazônia com abertura para dialogar com pesquisadores nacionais e internacionais que desejem discutir a temática da Educação, Pesquisa e Inclusão de modo pluri, multi, interdisciplinar, intercultural e intergeracional.

Como um país da América Latina que apresenta diferenças nos aspectos culturais, sociais, políticas e econômicas em cada região a pesquisa permite entender a especificidade de cada lugar e de seus agentes à medida que apresenta soluções para os problemas vivenciados. Além disso, é importante também destacar a biodiversidade que o Brasil apresenta e que ainda carece de pesquisas que permitam encontrar formas de preservação e conservação de nossa natureza, nosso patrimônio. 

Aliás, a biodiversidade que nos instiga a captar a beleza da existência e atribuir significados à nossa vida. Nessa direção, escolhemos para a capa, que foi elaborada por Jorge Almeida Lima, retratar a árvore Caimbé após a queimada e registrada pelo olhar aguçado do fotógrafo João Paulo Souza (2014). Ao utilizarmos a árvore Caimbé para nossa primeira capa queremos deixar registrado dois fatores que levaram a essa escolha: primeiro, simboliza a biodiversidade do estado de Roraima, localizado no extremo norte e único estado que tem uma capital acima da linha do Equador; segundo, assim como o Caimbé resiste ao fogo e é importante para o ecossistema, queremos dizer que pesquisar no extremo norte do país é fundamental para difundir e democratizar conhecimentos na terra de Macunaíma, mas também que precisamos resistir aos parcos recursos aplicados na educação e continuar a lutar pelo financiamento de pesquisas na área das ciências humanas e sociais. Pesquisar não é gasto, é investimento na formação humana e cidadã!

Assim, somos muito gratos pelos colaboradores desse primeiro volume da Revista Educação, Pesquisa e Inclusão do Programa de Mestrado em Educação que com muita prontidão, confiança e generosidade aceitaram o convite para socializar os conhecimentos de suas produções científicas e nossa gratidão também à comissão científica de pesquisadores nacionais e internacionais que nos honram com sua participação e colaboração.  Somos gratos também à assessoria do Comitê Consultivo de Editores de Revistas Científicas (Comed) da Universidade Federal de Roraima, na pessoa da Ângela Maria Moreira Silva, que nos forneceu todas as orientações e diretrizes de forma séria, responsável e cuidadosa para a criação da revista, aos funcionários, artistas digitais (layout, logo, capa), tradutores e fotógrafo. O trabalho de cada um é único e agregou muito na continuidade desta revista. O trabalho é uma atividade humana e coletiva.

Cabe esclarecer que a denominação desse periódico científico Revista Educação, Pesquisa e Inclusão ao mesmo tempo que atende as duas linhas de pesquisa do Programa, tem como política de publicação em seus volumes o acolhimento de eixos temáticos que ampliem nossa compreensão de educação, formação, pesquisa e inclusão de forma transcultural e transversal nas produções aqui publicadas. Esse primeiro volume atende nossa expectativa e perspectiva com textos de pesquisadores de universidades da região centro-sul brasileiro e, também de pesquisadores de universidades estrangeiras, à exemplo da Universidad de Sevilla (Espanha) e Université de Tours (França). 

Nesse sentido, este editorial de inauguração do periódico possui seis artigos, sendo que dois artigos foram produzidos por três pesquisadores internacionais e outros quatro artigos escritos por nove pesquisadores brasileiros. Isto é, 12 pesquisadores oriundos de seis instituições de ensino superior, a saber: Université de Tours (França), Universidad de Sevilla (Espanha), Universidade Federal da Grande Dourados (UFG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de São Paulo (Usp). Representam, assim, uma diversidade institucional fundamental para o lançamento desta revista, que visa garantir e atender os critérios do campo da divulgação científica. Cumpre salientar que os autores são pesquisadores renomados. 

 

Indexadores

   

 

Lista de Avaliadores

ANO 2020

 

Dra. Cinara Franco Rechico Barberena, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Dr. Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Dra. Edlauva Oliveira do Santos, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Dr. Flávio Corsini Lirio, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Dra. Gilvete Lima Gabriel, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Dra. Ilma Regina Castro Saramago de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil

Dr. João Henrique da Silva, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Dr. Joao Paulino da Silva Neto, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Dr. José González-Monteagudo, Universidade de Sevilha, Espanha

Dr. José Leite dos Santos Neto, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Dr. Josias Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Roraima, Brasil

Dra. Kátia Regina Moreno Caiado, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Dra. Kátia Regina Vighy Hanna, Universidade Paulista, Brasil

Dra. Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Dra. Leuda Evangelista de Oliveira, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Dr. Luís Alfredo Chambal, Universidade Save, Moçambique

Me. Marcela Rosa de Lima Machado, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Dra. Maria Edith Romano Siems, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Dr. Pedro Augusto Menin, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Dr. Rafael Vilas Boas Garcia, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Dr. Sérgio Luiz Lopes, Universidade Federal de Roraima, Brasil