Osmose Reversa no Tratamento de Água para o Consumo Humano: Revisão Sistemática

Osmose Reversa no tratamento de água para consumo humano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2447-7028rct.v97372

Palabras clave:

Qualidade de água, potabilidade, membrana

Resumen

Com a escassez da disponibilidade e o aumento da demanda por água doce no mundo, diversas técnicas de tratamento foram desenvolvidas, como a do uso de membranas. Assim, o tratamento de água por osmose reversa surge como alternativa para a obtenção de água potável. O presente estudo utilizou a base de dados Scopus para mapear publicações de artigos sobre o tema, a partir das palavras “reverse osmosis”, “drinking water” e “water treatment”. Os resultados proporcionaram o mapeamento das palavras mais utilizadas (água e potável), anos com maiores números de publicações (2019 e 2021), países com mais pesquisas sobre o tema (Estados Unidos e Espanha) e maior finalidade do tratamento (dessalinização e arsênio).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Denise Conceição de Gois Santos Michelan, Universidade Federal de Sergipe

    Docente da graduação e pós graduação em Engenharia Civil  na  Universidade Federal de Sergipe (UFS).

    Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de São Carlos (EESC/USP). Doutora em Engenahria Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

  • Beatriz Feitosa Sandes dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Formada em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) no ano        de 2021. Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Pós-Graduação Stricto Sensu) pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe (PRODEMA/UFS).

  • Breno Lucas Oliveira Menezes, Universidade Federal de Sergipe

    Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) no ano de 2019. Mestrando em Engenharia Civil (Pós-Graduação Stricto Sensu)  pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (PROEC/UFS).

  • Fernando Rodrigues da Rocha Júnior, Universidade Federal de Sergipe

    Formado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (UNIT) no ano de 2019. Mestrando em Engenharia Civil (Pós-Graduação Stricto Sensu) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (PROEC/UFS).

  • Michelle Silva Menezes, Universidade Federal de Sergipe

    Formada em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (UNIT) no ano de 2020. Mestranda em Engenharia e Ciências Ambientais (Pós-Graduação Stricto Sensu) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais da Universidade Federal de Sergipe (PPGECIA/UFS).

  • Vitor Udson Pedral Pedral, Universidade Federal de Sergipe

    Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) no ano de 2021. Mestrando em Engenharia Civil (Pós-Graduação Stricto Sensu) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (PROEC/UFS).

Publicado

14/09/2023

Número

Sección

Ingeniería Civil y sus Aplicaciones