Estudo de Caso em Três Obras da Região Metropolitana de Belém-PA, para Verificação do Atendimento aos Requisitos da Norma NBR 15200 (ABNT, 2012) – Projeto de Estruturas de Concreto em Situação de Incêndio.

Marlos Henrique Pires Nogueira, Luzilene Souza Silva, Rayra Assunção Barbosa Magalhães, Ronaldo Furtado de Assunção, Israel Souza Carmona

Resumo


O presente trabalho é uma análise da norma NBR 15200 (ABNT, 2012), onde se verificou todos os parâmetros para que a mesma seja atendida. Foi feito um estudo de caso em três obras na região metropolitana de Belém-PA. Os projetos estruturais foram comparados com os valores mínimos exigidos pela norma. Chegou-se a conclusão que em todas as obras alguns elementos estruturais estão em desacordo com o que é exigido. Posteriormente, em uma visita técnica ao Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, foi constatado que o mesmo não exige que os projetos estruturais estejam de acordo com a norma NBR 15200 (ABNT, 2012) o que atende a hipótese apresentada neste trabalho.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista sob Licença Creative Commons