Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A RCT - Revista de Ciência e Tecnologia é um periódico eletrônico com publicação semestral, vinculada ao Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ela tem como principais objetivos:

  • contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica divulgando os avanços conquistados pela comunidade acadêmica nas áreas de atuação do CCT (Matemática, Física, Química, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Elétrica);
  • fornecer aos pesquisadores, professores, estudantes da graduação e pós-graduação, atuantes em temas referentes as áreas do CCT, uma plataforma eletrônica tanto para o aprendizado e atualização de conhecimentos, quanto para a divulgação de resultados de trabalhos acadêmicos oriundos, entre outros, de teses de doutorado, dissertações de mestrado e iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso;
  • oferecer um veículo de publicação para autores graduandos que possibilite ao estudante experimentar todo o processo de submissão, avaliação e divulgação de resultados de seu trabalho científico, contribuindo para sua formação;
  • incentivar a realização de pesquisa e produção de conhecimento por alunos de graduação e pós-graduação;
  • estimular o desenvolvimento do rigor científico, oferecendo ao estudante a possibilidade de ter seu trabalho divulgado e analisado por seus pares na sua área de atuação;
  • realizar a criação de base compatível para vários aplicativos, inclusive de mídias móveis, a fim de garantir maior acessibilidade.

 

Políticas de Seção

Ciência e Tecnologia na Educação

Esta seção é destinada a divulgar trabalhos teóricos, resultados de pesquisas originais e relatos de experiências didáticas, assim como o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem e na formação de professores nas áreas de Matemática, Física, Química, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Elétrica Os artigos podem abordar questões relacionada a educação básica e superior.

Editores
  • Viviane Cardoso
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências exatas e suas aplicações

Esta seção se destina a vincular trabalhos que abordem resultados de pesquisas que tenham como foco de estudo as ciências exatas Matemática, Física e Química, divulgando tanto trabalhos com características puras, que abordam o conhecimento básico e fundamental em si, quanto divulgando trabalhos caracterizados como aplicados, os quais visam o uso do conhecimento dessas ciências para solucionar problemas práticos.

Editores
  • Mirla Cidade
  • Kelly Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Produção do Ambiente Construído

Esta seção é destinada a divulgar trabalhos que abordem pesquisas que tenham como foco de estudo as diversas áreas de Engenharia Civil, abrangendo conhecimentos como planejamento e controle de obras, geotecnia, transportes, estradas e portos, gerenciamento de recursos hídricos, sistemas estruturais, saneamento, controle e gestão ambiental e métodos computacionais aplicados à Engenharia Civil. São vinculados também nesta seção, pesquisas nas áreas da Arquitetura e Urbanismo, abrangendo conhecimentos como produção do espaço construído, conforto ambiental, eficiência energética e acessibilidade, planejamento e gestão urbana e regional, paisagismo, tecnologias de automação residencial, métodos e tecnologias de restauração, estudo de técnicas construtivas e materiais de construção, quer contemporâneas, quer tecnologias tradicionais e pretéritas, e pesquisa, estudos e avaliação do espaço construído em arquitetura e urbanismo.

Editores
  • Graciete da Costa
  • Maria de Nazaré Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tecnologias da Informação, Comunicação e Energia

Esta seção é destinada a divulgar trabalhos que abordem resultados de pesquisas que tenham como foco o estudo do conjunto de recursos tecnológicos e suas aplicações, que por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, proporcionam ou melhoram os processos informacionais e de comunicação, comportando ainda artigos que possuem o foco nas tecnologias que visam a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, e estudos relacionados a recursos tecnológicos que viabilizem a otimização da eficiência energética, aceitando trabalhos de pesquisadores nas áreas de Engenharia Elétrica, Ciências da Computação e Áreas afins.

Editores
  • Filipe Dwan
  • Marcelle Urquiza
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

PORTUGUÊS
A Equipe Editorial da RCT - Revista de Ciência e Tecnologia é constituída de dois Conselhos (Editorial e Científico), composto por doutores de notório saber de instituições brasileiras e de outros países, que exercem a função de avaliar e garantir a qualidade da publicação, emitindo pareceres sobre as matérias da revista. Os trabalhos submetidos são apreciados por dois avaliadores (membros do Conselho Científico), com a omissão da identificação do autor. Caso haja pareceres divergentes, o editor encaminha o trabalho para um terceiro avaliador. Os pareceres são analisados e acatados pelo Editor e, quando necessário, discutidos no Conselho Editorial.
Os artigos são encaminhados para avaliadores especialistas na mesma área do texto submetido. Caso o Conselho Científico não possua dois membros especialistas na mesma área do manuscrito enviado para a RCT, o Editor (juntamente com o Conselho Editorial) irá convidar dois pareceristas Ad hoc para realizarem a avaliação. 
O processo de avaliação demora, em média, entre quatro e seis meses para ser concluído.

ENGLISH
The Editorial Team of the RCT - Revista de Ciência e Tecnologia is comprised of two Boards (Editorial and Scientific), made up of PhD-equivalent doctors from institutions in Brazil and abroad, whose role is to ensure the quality of the publication by issuing evaluations on articles submitted for publication in the journal. All submitted work is evaluated by two reviewers (members of the Scientific Board), who are unaware of the authors’ identities. In the event of any divergence in evaluations, the editor forwards the material to a third reviewer. The evaluations are analyzed and their recommendations are followed by the Editor, and, when necessary, they are discussed by the Editorial Board.
The articles are always evaluated by reviewers who specialize in the same subject area as the text submitted to RCT. If the Scientific Board does not have two members who specialize in the corresponding subject area, the Editor (together with the Editorial Board) will invite two external reviewers to evaluate the text on an ad hoc basis. 
On average, the review process takes between four and six months.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

PORTUGUÊS
A RCT - Revista de Ciência e Tecnologia utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

ENGLISH
The RCT - Revista de Ciência e Tecnologia uses the LOCKSS Distributed Digital Archiving System to create a distributed archive among participating libraries, thus enabling the latter to create permanent archives of the journal for future preservation and restoration. Find out more...