DETERMINAÇÃO E ESPACIALIZAÇÃO DA PERDA DE SOLO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO CASCAVEL, GOIÁS

Tatiane Souza Rodrigues Pereira, Kamila Almeida dos Santos, Bruna Ferreira da Silva, Klebber Teodomiro Martins Formiga

Resumo


O modelo de predição de erosão hídrica baseado na Equação Universal de Perda de Solo (USLE), bem como suas variações, tem sido amplamente empregado no Brasil e no mundo devido sua robustez e eficiência. Assim, este estudo tem por objetivos, identificar as áreas mais susceptíveis à erosão hídrica laminar e quantificar os processos erosivos na Bacia Hidrográfica do Córrego Cascavel, tributário do Ribeirão Anicuns. Para tanto, foram identificadas as pedologias existentes, necessárias para a definição do Fator de Erodibilidade (k), realizado cálculo das precipitações para obtenção do Fator de Erosovidade (R), classificação supervisionada de imagem satélite do Landsat 8 composição 4-5-3 (RGB), por meio do programa ArcGis, para compor uma correlação entre os fatores Uso e Manejo do Solo (C) e Práticas Conservacionistas (P) e, por fim, o Fator Topográfico (LS) foi obtido por meio do programa SAGA, que realiza um cruzamento entre o comprimento da rampa e a declividade da região. Dessa forma, foi realizada a interpolação de todos os fatores que compõem a USLE em um Sistema de Informações Geográficas (SIG). Este estudo consiste no primeiro trabalho dessa natureza realizado para a área com tais ferramentas. Os resultados obtidos mostraram-se coerentes em relação aos dados de entrada. O produto final, Mapa de Estimativa de Perda Anual de Solo, demonstrou taxas que variam de 0 - 10 t/ha.a, divididos em seis classes de perdas de solo. As classes predominantes de perdas foram de 0 - 3,2 t/ha.a, sendo o valor máximo de 10 t/ha.a considerado normal para essa região.


Palavras-chave


Geoprocessamento; USLE; Erosão hídrica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v9i2.3161

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA



 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Qualis da Capes (Baixar extrato do WebQualis)

Geografia B3

Geociências B4

Interdisciplinar B4

Ciências Ambientais B4

Ecologia e Meio Ambiente B4 

Biodiversidade B4

Engenharias I B4

Administração, Ciências Contábeis e Turismo B4

Ciências Agrárias I B5


Repositórios/Repositories: Scribd iPaper; DocStoc; Calaméo

Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Métricas da Paisagem

Dep.Geografia

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114