FORMAÇÃO CONTÍNUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO DO RACISMO

Marlete, Lidia Lima Pereira, Montanha Castro

Resumo


Busca-se neste trabalho refletir sobre a formação continuada, como um dos fatores de transformação e mudança na práxis do professor. A formação continuada e a prática docente tem sido fator importante ao processo da efetivação da democratização racial para o enfrentamento do racismo no espaço escolar. Diante desses fatos no primeiro momento, abordarei a trajetória histórica desde o colonialismo e as características biológicas do indivíduo; em seguida os aportes legais respaldados na Constituição de 1988, e na Lei nº11. 645/08. Também abordarei a política de formação continuada dos profissionais da educação de Roraima para a mudança da práxis e a transversalidade dos conteúdos. Concluirei refletindo sobre as implicações, as transformações e mudanças de paradigmas educacionais e sociais através da formação continuada de professores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1983-9065ex.v5i1.1450

ISSN 1983-9065
Revista Eletrônica de Ciências Sociais, História e Relações Internacionais.