A CRISE ENTRE EUA E IRÃ: BREVE HISTÓRICO E PERSPECTIVA

Vinicius Modolo Teixeira

Resumo


Esse texto aponta para uma longa trajetória de crises entre os EUA e Irã como base para compreender a mais recentes tensões entre os dois países. Vista como uma das mais graves disputas em décadas, a tensão desencadeada pelo assassinato do General iraniano Qassen Soleimani revela uma intricada disputa pela influência política, religiosa e militar na região do Golfo Pérsico, capaz de atrair as grandes potências para a região, por meio de alianças militares e Organizações de Cooperação em Defesa. Nesse sentido, o objetivo deste breve texto é levantar uma série de acontecimentos das relações entre esses dois atores, de forma resumida, e apontar algumas linhas de ação que poderão se apresentar na geopolítica do Oriente Médio.


Palavras-chave


crise; Estados Unidos; Irã

Texto completo:

PDF

Referências


GADDIS, John Lewis. Strategies of Cointainment. Oxford: Oxford University Press, 2005.

MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. A Desordem Mundial: o espectro da total dominação – guerras por procuração, terror, caos e catástrofes humanitárias. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2016.

MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. A Segunda Guerra Fria: geopolítica e dimensão estratégica dos Estados Unidos - Das rebeliões na Eurásia à África do Norte e ao Oriente Médio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

SPYKMAN, Nicholas J. America´s Strategy in World Politics. New Brunswick, Transaction Publishers, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3760042

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Boletim de Conjuntura (BOCA)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Boletim de Conjuntura (BOCA)      ISSN: 2675-1488

Caixa postal 253. Praça do Centro Cívico. Boa Vista, RR, Brasil. CEP 69301-970.