“CAMINHANDO CONTRA O VENTO, SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO”: EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Fábio Viana Santos, Tiago Melo Oliveira

Resumo


Em 2020 a pandemia do novo coronavírus suspendeu aulas em todo mundo. No Brasil os calendários escolares começaram a ser suspensos no mês de março, desde então milhares de professores e alunos têm sofrido com os impactos da pandemia nos mais diversos campos da vida social. Assim, buscamos nesse texto tecer considerações sobre os impactos da COVID-19 no campo educacional. Para tanto, alinhamos duas compreensões distintas de professores da educação básica que estão imbrincados na gestão educacional municipal. Longe de querer teorizar sobre a temática, nos ocupamos da tarefa de investigar as principais demandas que tem surgido após a COVID-19 e que se constituem elementos de discussão em nosso fazer diário na educação básica. Neste cenário de incertezas, a superação da pandemia pressupões decisões coletivas e dialógicas garantindo a efetivação do direito à educação.


Palavras-chave


COVID-19; Educação Básica; Impactos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.4245311

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