COVID-19 E ESCOLAS NO AR: TRANSMISSÃO DE AULAS POR RÁDIO E TV ABERTA EM PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Verissimo Barros dos Santos Junior, Jean Carlos Silva Monteiro

Resumo


Este artigo explora a Resolução nº 94/2020 do Conselho Estadual de Educação, que apresenta alternativas para a transmissão de aulas remotas no Maranhão no período da pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Entre as alternativas está a transmissão das aulas por meio de rádio e TV aberta. O estudo tem como objetivo descrever as potencialidades pedagógicas dessas ferramentas no processo de aprendizagem. Trata de uma pesquisa bibliográfica e documental, que discute os impactos da suspensão das aulas presenciais e aborda, também, os desafios e benefícios da transmissão das aulas em canais de comunicação abertos (Rádio e TV) no estado do Maranhão. Evidencia que as aulas transmitidas pelo rádio e TV favorecem o processo de aprendizagem em tempo de distanciamento social e se apresentam como uma prática inclusiva, considerando que muitos alunos não têm acesso a outras tecnologias para acompanhar o conteúdo escolar.


Palavras-chave


Aulas Remotas; Distanciamento Social; Maranhão; Rádio; TV.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3930103

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