FAKE NEWS: INFLUÊNCIA NA SAÚDE MENTAL FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19

Ronualdo Marques

Resumo


A partir do advento das tecnologias e o uso crescente da internet e das redes sociais, a interação entre as pessoas e a produção e compartilhamento de informações ganharam novas possibilidades. Esse fenômeno trouxe uma série de resultados positivos, também vem trazendo preocupações, como é o caso das Fake News. Esse ensaio teve como objetivo discorrer os impactos que a disseminação de notícias falsas pode causar para a sociedade repercutindo principalmente sobre a saúde mental e bem-estar psicológico das pessoas. Embora algumas ações estejam sendo implementadas para o combate a essa situação, é preciso que sejam feitas de forma adequada e responsável e que se atente, nesse sentido, para a importância do papel de ações educativas que promovam efetivas mudanças de comportamento.

 


Palavras-chave


COVID-19; Fake News; Tecnologias; Saúde Mental.

Texto completo:

PDF

Referências


BAJARD, É. Caminhos da escrita: espaços da aprendizagem. 2ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

BAO, Y., SUN, Y., MENG, S., SHI, J., LU, L. “2019-nCoV epidemic: Address mental health care to empower society”. The Lancet, vol., 395, n. 10224, 2020.

BARROS-DELBEN, P., CRUZ, R. M., TREVISAN, K. R. R., GAI, M. J. P., CARVALHO, R. V. C., CARLOTTO, R. A. C., MALLOY-DINIZ, L. F. “Saúde mental em situação de emergência: COVID-19”. Debates in Psychiatry, n. 10, 2020.

CLUVER, L. et al. “Parenting in a time of COVID-19”. The Lancet, vol. 395, April, 2020. Disponível em . Acesso em: 08/07/2020.

CUBAS, M. R. “Excesso de informação é alienante?” Journal of Health Informatics, vol. 12, n. 1, 2020.

GEE, J. P. “A Situated Sociocultural Approach to Literacy and Technology”. In: BAKER, E. A. (ed.). The New Literacies: Multiple Perspectives on Research and Practice. New York: Guilford Press, 2009.

GOYAL, K., CHAUHAN, P., CHHIKARA, K., GUPTA, P., SINGH, M. P. “Fear of COVID 2019: First suicidal case in India”. Asian Journal of Psychiatry, vol. 49, n. 101989, 2020.

JHU – John Hopkins University. Center for Systems Science and Engineering. “COVID-19 Dashboard”. John Hopkins University Website [2020]. Disponível em: . Acesso em: 12/07/2020.

MARQUES, R. “A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020a.

MARQUES, R. “Responsabilidade social: senso crítico versus COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 4, 2020b.

MARQUES, R.; XAVIER, C. R. “O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental”. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, vol. 5, n. 2, 2019

MATOS, R. “Fake news frente a pandemia de COVID-19”. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, vol. 8, n. 2, 2020.

MELO, I. F. “Análise Crítica do Discurso: modelo de análise linguística e intervenção social”. Estudos Linguísticos, vol. 40, n. 3, 2011.

ORNELL, F.; SCHUCH, J. B.; SORDI, A. O.; KESSLER, F. H. P. “Pandemic fear” and COVID-19: Mental health burden and strategies”. Brazilian Journal of Psychiatry, vol. 42, n. 3, 2020.

SENHORAS, E. M. “A pandemia do novo coronavírus no contexto da cultura pop zumbi”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 3, 2020.

SHOJAEI, S. F.; MASOUMI, R. “The importance of mental health training for psychologists in COVID-19 outbreak”. Middle East Journal of Rehabilitation and Health Studies, ahead of print, 2020. Disponível em . Acesso em: 08/07/2020.

TEIXEIRA, V. M. et al. “As fake news e suas consequências nocivas à sociedade”. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, vol. 7, n. 1, 2019.

ZANDIFAR, A.; BADRFAM, R. “Iranian mental health during the COVID-19 epidemic”. Asian Journal of Psychiatry, vol. 51, n. 101990, 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3941308

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Boletim de Conjuntura (BOCA)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Boletim de Conjuntura (BOCA)      ISSN: 2675-1488

Caixa postal 253. Praça do Centro Cívico. Boa Vista, RR, Brasil. CEP 69301-970.