A REINVENÇÃO DAS VENDAS: AS ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS PARA GERAR RECEITAS NA PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
A entrada da Covid-19 no país desencadeou uma série de efeitos sobre os setores produtivos e a economia. O isolamento social trouxe incerteza quanto ao futuro fez com que as pessoas a repensassem toda sua forma de consumir (quanto, onde, como e por quê). Isso gerou reflexos nas vendas e no faturamento das empresas que tiveram que buscar novas estratégias para comercializar seus produtos e garantir renda para a manutenção de seus negócios durante e após a pandemia. O objetivo deste trabalho é discutir estas estratégias mediante as limitações impostas pelo isolamento social. Para tal, foi realizada uma análise qualitativa utilizando a pesquisa bibliográfica e documental para subsidiar o estudo. Identificou-se um crescimento acima da média de novos usuários do e-commerce e do uso de estratégias colaborativas entre os pequenos empresários e as grandes redes de varejo virtual para auxiliar alavancar as vendas de ambos nesse período de pandemia. Caso a estratégia se mantenha vantajosa, como tem se mostrado até o momento, existe forte tendência de manutenção destas colaborações no período pós-pandemia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABCOMM - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Portal Eletrônico da ABCOMM [2020]. Disponível em: . Acesso em 25/04/2020.
ALMEIDA, E. L. F.; LOSEKANN, L. “Estratégias de Propaganda e Marketing” In: KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. (orgs.) Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
ALVAREZ, F. E.; ARGENTE, D.; LIPPI, F. Um simples problema de planejamento para o bloqueio
da covid-19. Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, 2020.
BESSANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M.; SCHAEFER, S. A Economia da Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2006.
CHAPCHAP. G. “Mais usuários de internet no Brasil: mais oportunidades para o e-commerce”. ECommerce Brasil [24/01/2020]. Disponível em: . Acesso em: 24/04/2020.
CFI - Corporate Finance Institute. “Fast-Moving Consumer Goods (FMCG)”. CFI Website [2020]. Disponível em: < https://corporatefinanceinstitute.com/resources/knowledge/other/fast-movingconsumer-goods-fmcg/>. Acesso em: 25/04/2020.
EBIT. Portal Eletrônico EBIT [2020]. Disponível em: . Acesso em: 24/04/2020. EXAME. “Crise do coronavírus impulsiona aplicativos de entregas no Brasil”. Exame [17/03/2020]. Disponível em: . Acesso em: 24/04/2020.
FERNANDES, I. G. M.; FIGUEIREDO, H. M.; COSTA JÚNIOR, H. L.; SANCHES, S.G.; BRASIL, A. “Planejamento estratégico: análise SWOT”. Revista Conexão Eletrônica das Faculdades
Integradas de Três Lagoas, vol. 8, n. 01, 2015.
FERREIRA JÚNIOR, R. R.; SANTA RITA, L. P. “Impactos da Covid-19 na Economia: limites, desafios e políticas”. Cadernos de Prospecção, vol. 13, n. 2, 2020.
FORBES. “Conheça o bilionário mercado de entregas de comida”. Forbes [30/06/2019]. Disponível em: . Acesso em 24/04/2020.
GATTIS, N. “Serviços de entrega são impulsionados pela pandemia do coronavírus”. Olhar Digital [17/03/2020]. Disponível em: . Acesso em 24/04/2020.
GEODIS. “FMCG (Fast Moving Consumer Goods)”. Portal Eletrônico GEODIS [2020]. Disponível em: . Acesso em 26/04/2020.
G1. “Comércio eletrônico fatura R$ 75 bilhões no Brasil em 2019”. G1 [13/02/2020]. Disponível de: . Acesso em: 26/04/2020.
GILBERT, M.; DEWATRIPONT, M.; MURAILLE, E.; PLATTEAU, J. P.; GOLDMAN, M. Preparing for a responsible lockdown exit strategy. Nature Medicine [2020]. Disponível em: . Acesso em: 23/04/2020.
GOMES, J. S. Método de Estudo de Caso Aplicado à Negócios. São Paulo: Editora Atlas, 2006.
KOTLER, P.; KARTAJAMA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante. 2017.
MAIA, B. I.; OLIVEIRA, M. A.; FUTAMI, A. H. “Inovação nos Canais de Comunicação como Forma de Comercialização”. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, vol. 11, n. 4, 2019.
MAJUNDAR, R. Product Management in India. India: Prentice Hall India Pvt., Limited, 2004.
MATOS, S.; MIRANDA, L. “Em Foco IBRE: Cenários para o crescimento para o PIB do Brasil em 2020. IBRE. Boletim Macro, março, 2020.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári da estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010.
NIELSEN COMPANY. “A Covid-19: comportamento das vendas on-line no Brasil”. Portal Eletrônico
da Nielsen [2020a]. Disponível em: . Acesso em: 26/04/2020.
NIELSEN COMPANY. “Como o brasileiro se prepara para vida restritiva imposta pela Covid-19”.
Portal Eletrônico da Nielsen [2020b]. Disponível em: . Acesso em: 26/04/2020b.
PEREIRA, R. M.; BORINI, F.; FISCHMANN, A. A. “Estilo cognitivo e as dimensões do processo de estratégia em micro e pequenas empresas”. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas
Empresas, vol. 6, n. 3, 2017.
PÉREZ SERRANO, G. Investigación Cualitativa: Retos e Interrogantes. Madri: Muralla, 2008.
PIMENTEL, A. “O Método da Análise Documental: seu uso numa pesquisa historiográfica”. Cadernos de Pesquisa, n. 114, novembro, 2001.
PLUGG.TO. “Tendência para o e-commerce em 2020: o que esperar e como se preparar”. Portal Eletrônico PLUGG.TO [2020]. Disponível em: . Acesso em: 18/05/2020.
PODER360. “Isolamento e medo de sair de casa fazem delivery crescer durante pandemia”. Poder360 [17/03/2020]. Disponível em: . Acesso em: 24/04/2020.
SAMPAIO, D. “O que é E-commerce? Tudo o que você precisa saber para ter uma loja virtual de sucesso!” Rock Contente Website [27/03/2020]. Disponível em: . Acesso em: 27/04/2020.
SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. “O que é omnichannel?”. Portal Eletrônico do SEBRAE [2020a]. Disponível em: . Acesso em: 25/04/2020.
SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. “Dicas e Estratégias para vendas multicanais”. Portal Eletrônico do SEBRAE [2020b]. Disponível em: . Acesso em: 26/04/2020.
SENHORAS, E. M. “Novo Coronavírus e seus impactos econômicos no mundo”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 2, 2020.
O'SULLIVAN, A.; SHEFFRIN, S. M; NISHIJIMA, M. Introdução à economia: princípios e ferramentas. São Paulo: Pearson Education Prentice Hall, 2004.
TATSCH, A. L.; VOLPATO, S. M. B. “Como fazer uma pesquisa bibliográfica e organizar sua documentação”. In: BÊRNI, D. de A. (org.) Técnicas de Pesquisa em Economia – Transformando Curiosidade em Conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3834095
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Boletim de Conjuntura (BOCA)

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Boletim de Conjuntura (BOCA) ISSN: 2675-1488
Caixa postal 253. Praça do Centro Cívico. Boa Vista, RR, Brasil. CEP 69301-970.