“O ANTES, O AGORA E O DEPOIS”: ALGUNS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19

Victor Hugo Nedel Oliveira

Resumo


A pandemia da COVID-19 vem mudando várias práticas educativas na educação básica. O principal objetivo deste ensaio é provocar discussão sobre os panoramas antes e durante e possíveis horizontes após a pandemia do novo coronavírus, na educação básica. Para tanto, efetuou-se análise das condições das escolas e da formação de professores antes da pandemia; prospecção de ações durante a pandemia; e prognóstico das necessidades da educação básica no pós-pandemia. Constatou-se que as estruturas das escolas e a formação inicial de professores não estavam preparadas para o cenário vivido. Durante a pandemia, diversas ações nos âmbitos pedagógicos e sociais são realizadas. Para o pós-pandemia, acredita-se ser provável que as escolas adotem medidas de higiene mais intensas e que o tema da educação à distância entre nos cursos de licenciatura. É possível considerar que o processo vivenciado durante a pandemia do COVID-19 tende a ser importante marco no contexto da educação básica.


Palavras-chave


educação básica; escola; COVID-19.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3984220

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