PIBID E PRP: POLÍTICAS PÚBLICAS NECESSÁRIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior, Antonio Avelar Macedo Neri

Resumo


Considerando o atual contexto histórico e político e a extrema relevância de debater sociologicamente as perspectivas de formação acadêmica e profissional, chegamos a proposta de discutir brevemente o PIBID (Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e o PRP (Programa Residência Pedagógica) enquanto políticas públicas de formação docente. Desse modo, o presente texto objetiva a discussão destas políticas pública de êxito e permanência num viés de formação crítica enraizada numa epistemologia educacional de cunho político e cultural. De imediato é oportuno destacar que nenhuma das duas políticas públicas citadas, substituem a formação inicial. Ambas são necessárias para aproximar, alinhar, manter e fortalecer diálogos entre as instituições de ensino superior com as escolas e instituições de educação básica.


Palavras-chave


educação; formação docente; políticas públicas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3773974

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