RESPONSABILIDADE SOCIAL: SENSO CRÍTICO VERSUS COVID-19

Ronualdo Marques

Resumo


Este ensaio versa sobre a responsabilidade social diante das demandas do conviver em sociedade diante da pandemia do Covid-19. No ensaio aponta-se a necessidade de fomentar as ações que promovam o senso crítico e minimizando as fake news que alarmam a população para um desacreditar na ciência, procurando assim apontar o papel do conhecimento empírico articular as reflexões sobre os conhecimentos que já possui aos novos, num processo permanente que favoreça a apreensão crítica da realidade.


Palavras-chave


COVID-19; isolamento social; responsabilidade social; senso crítico.

Texto completo:

PDF

Referências


ASHELY P. A. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Editora Saraiva. 2002.

BEZERRA, A. C. V. et al. “Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19”. Ciências e saúde coletiva, vol. 25, n. 6, 2020.

CARRAHER, D. W. Senso crítico: do dia-a-dia às ciências humanas. 9ª edição. São Paulo: Pioneira, 2011.

CUBAS, M. R. “Excesso de informação é alienante?” Journal of Health Informatics, vol. 12, n. 1, 2020.

DE MATOS, R. “Fake news frente a pandemia de COVID-19”. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, vol. 8, n. 2, 2020.

DELORS, J. Educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DURHAM, E. “A responsabilidade social das instituições de ensino superior”. Estudos: Revista da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, vol. 22, n. 34, abril, 2005.

GUIMARÃES, M. Educação ambiental: no consenso um embate? 5ª edição. São Paulo: Papirus, 2000.

JACOBI, P. “Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão”. In: CAVALCANTE, C. (org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2005.

MARQUES, R. “A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020.

MARQUES, R.; XAVIER, C. R. “Análise do Senso Crítico em uma Sequência Didática na Educação Ambiental”. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, vol. 35, n. 1, 2018.

SENHORAS, E. M. “Novo coronavírus e seus impactos econômicos mundo”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 2, 2020a.

SENHORAS, E. M. “A pandemia do novo coronavírus no contexto da cultura pop zumbi”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 3, 2020b.

SENHORAS, E. M. “Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020c.




DOI: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3908689

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Boletim de Conjuntura (BOCA)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Boletim de Conjuntura (BOCA)      ISSN: 2675-1488

Caixa postal 253. Praça do Centro Cívico. Boa Vista, RR, Brasil. CEP 69301-970.