Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista ARENTA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os artigos submetidos deverão obedecer aos seguintes critérios de formatação:

  1. Os artigos devem ser originais e conter no mínimo de 16 páginas e máximo  de 25 páginas e resenhas até 8 páginas. A via identificada dos artigos deve conter, sucessivamente: título; nome(s) completo(s) do(s) autor(es) com informações sobre a titulação acadêmica, a atividade que desempenha, instituição a que está (ão) vinculado(s) e endereço postal e eletrônico;
  2. Serão permitidos, no máximo, 5 (cinco) autores por artigo.
  3. Se o artigo é escrito em português o primeiro resumo deverá ser no idioma do texto contendo até 200 palavras, em um único parágrafo, espaço simples entre linhas, seguido de três a cinco palavras-chave. O segundo resumo deve ser em inglês, obedecendo às mesmas regras do primeiro.
  4. Se o artigo é escrito em inglês ou espanhol, o segundo resumo deve ser em português.
  5. O arquivo para submissão, separado da folha de rosto, deve estar em formato Microsoft Word, (desde que não ultrapasse 10MB) e sem proteção em "propriedades".
  6. Formato A4 (210 x 297mm), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples entre linhas, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm.
  7. As páginas dos artigos devem ser numeradas no canto superior direito.
  8. As ilustrações e tabelas em fonte Times New Roman, tamanho 10, acompanhados de cabeçalho, fonte dos dados e legendas quando necessárias, de maneira que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto.
  9. As citações devem acompanhar o critério autor/data, por exemplo, Dimaggio e Powell (1991), (DIMAGGIO E POWELL, 1991) ou Dimaggio e Powell (1991, p.34), conforme o caso.

10.  Para citações diretas é indispensável a indicação da página. Citações com até três linhas devem vir no próprio texto e entre aspas, com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros da margem esquerda, em tamanho 10 sem aspas, conforme a NBR 10520:2002 da ABNT.

11.  As ilustrações devem ser numeradas de acordo com a ordem em que aparecem no texto. As ilustrações, inclusive as tabelas, devem conter identificação clara de modo que não gere dúvida alguma a respeito de sua localização no texto. No caso de fotografia devem ser anexados nome do fotógrafo e autorização para publicação, assim como autorização da(s) pessoa(s) fotografada(s).

12.  Fotografias, figuras, gráficos, mapas e listagens de computador somente serão aceitos se tiverem condições de fiel reprodução.

13.  Anexos e apêndices somente devem ser empregados no caso de listas, estatísticas e outros elementos de suporte indispensáveis para o entendimento do texto.

14.  Resenha: essa produção deverá apresentar a apreciação crítica sobre uma obra nas áreas citadas pela revista. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence e apresentar as principais idéias do autor referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático.

 

REFERÊNCIAS

As referências limitam-se às citadas no trabalho. As referências devem ser listadas no final do texto, em ordem alfabética, fonte 12, alinhadas à esquerda e com espaçamento simples, separadas com espaço de 6 pts entre si, de acordo com a NBR 6023 revisada, conforme os exemplos a seguir:

Referências de Livros

HENDRIKSEN, Eldon S.; BREDA, Michael. F. Van. Teoria da Contabilidade. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Referências de Artigos de Periódicos

LAUDIE, D. The accounting  of  interpretations  and the  interpretation  of   accounts. Accounting Organizations and Society. v. 14, p. 579–604, 1987.

Referências de Dissertações e Teses

GUERREIRO, R. Modelo conceitual de sistema de informação de gestão econômica: uma contribuição à teoria da comunicação da contabilidade, 1989. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

Referências de Artigo Retirado da Internet

WATTS, Ross. A proposal for Research on Conservantism. For discussion at the AAA Convention, San Francisco, CA August, 1993. Disponível em: <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=6044>. Acesso em: 02.05.2008.

Referências de Artigos de Anais

PALANCA, M. B.; LAVARDA, C. E. F.; FELIU, V. P.; El alcance de los sistemas contables de gestión en las pyme: su Impacto en la eficiencia empresarial. Estudio empírico en el Sector de la madera y del mueble de la comunidad valenciana. In: ANPCONT, III, 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPCONT, 2009. CD-ROM.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.