Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.

Autores

  • Márcio Marques da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Huarlen Ruan Trindade de Souza Universidade Estadual de Montes Claros ( Unimontes)
  • Andréia Márcia Santos de Souza David Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Luana Maria dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros ( Unimontes)
  • Renato Fernandes Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Hugo Tiago Ribeiro Amaro Universidade Federal de Viçosa image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1346

Palavras-chave:

Conservação. Germinação. Phaseolus vulgaris L. Vigor.

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.), produzidas nas condições edafoclimáticas de Janaúba, Norte de Minas Gerais, antes e após o armazenamento. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de agosto de 2011 a setembro de 2012. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualisado, em esquema fatorial 2 x 4, sendo dois períodos de armazenamento e quatro cultivares de feijão (Ouro Vermelho, Ouro Negro, Madrepérola e Manteigão vermelho), com quatro repetições. Após a colheita e aos doze meses de armazenamento, as sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, massa de mil sementes, à germinação e ao vigor (primeira contagem de germinação, emergência de plântulas, e envelhecimento acelerado). Após doze meses de armazenamento, apenas as sementes da cultivar Madrepérola mantiveram uma porcentagem de germinação superior a 80%. As cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro apresentaram reduções de 32 e 29% na germinação, respectivamente, indicando que, possivelmente, as condições de armazenamento do presente trabalho não foram eficientes na conservação da qualidade fisiológica dessas cultivares. A qualidade fisiológica das sementes da cultivar Madrepérola não é influenciada pelo período de armazenamento. O armazenamento durante doze meses reduz a qualidade fisiológica das cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro. Independente do período de armazenamento, as sementes da cultivar Manteigão Vermelho apresentam qualidade fisiológica inferior.

Biografia do Autor

  • Márcio Marques da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
    Estudante de Agronomia na Universidade Estadual de Montes Claros, campus Janaúba- MG, Departamento de Ciências Agrárias.
  • Huarlen Ruan Trindade de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros ( Unimontes)
    Estudante de Agronomia na Universidade Estadual de Montes Claros, campus Janaúba- MG, Departamento de Ciências Agrárias.
  • Andréia Márcia Santos de Souza David, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
    Professora de Educação Superior na Universidade Estadual de Montes Claros, Departamento de Ciências Agrárias. Doutorado em Fitotecnia.
  • Luana Maria dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros ( Unimontes)
    Estudante de Agronomia na Universidade Estadual de Montes Claros, campus Janaúba- MG, Departamento de Ciências Agrárias.
  • Renato Fernandes Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
    Estudante de Agronomia na Universidade Estadual de Montes Claros, campus Janaúba- MG, Departamento de Ciências Agrárias.
  • Hugo Tiago Ribeiro Amaro, Universidade Federal de Viçosa
    Doutorando em Fitotecnia na Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Produção Vegeral no Semi-árido na Universidade Estadual de Montes Claros, Graduação ma Universidade Estadual de Montes Claros.

Downloads

Publicado

02/05/2014

Edição

Seção

Original Scientific Article