O PAPEL DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENDIVIDAMENTO: ESTUDO DE SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5732Palavras-chave:
Educação financeira, Endividamento, Compra impulsiva, Capital Social.Resumo
As pessoas precisam realizar várias escolhas financeiras ao longo da vida que vão das mais simples às mais complexas. Esse conhecimento mínimo necessário para a realização de tarefas financeiras simples é conhecido como educação financeira. Muitos indivíduos são incapazes de tomar decisões financeiras saudáveis, em virtude do baixo nível de educação financeira, o que os torna propensos ao endividamento. O presente estudo tem como intuito identificar a relação entre os constructos: educação financeira, materialismo, compra impulsiva e endividamento. Para isto, foram coletados dados de 601 respondentes por meio de ferramenta survey, analisados por meio de modelagem de equações estruturais. A princípio, foi possível concluir que indivíduos com pouca educação financeira e com menor capital social estão mais propensos ao endividamento e à compra impulsiva em uma relação inversamente proporcional e, também, indivíduos materialistas tendem a comprar por impulso. Este trabalho contribuiu ao estabelecer a educação financeira como um antecedente ao materialismo e à compra impulsiva.Referências
Atkinson, A., & Messy, F. (2012). Measuring financial literacy. Recuperado de https://www.oecd-ilibrary.org/finance-and-investment/measuring-financial-literacy_5k9csfs90fr4-en
Barboza, I. Q., Neto, L. A. D. S. C., Fuentes, V. L. P., & Sousa, F. G. P. (2018). Atitude ao Endividamento e Comportamento de Gestão Financeira do Consumidor. Revista Reuna. 22(1), 63–82. https://doi.org/10.21714/2179-8834/2017v22n1p63-82
Baumeister, R. F. (2002). Yielding to temptation: Self-control failure, impulsive purchasing, and consumer behavior. Journal of Consumer Research, 28(4), 670–676. https://doi.org/https://doi.org/10.1086/338209
Beal, D. J., & SB Delpachitra. (2003). Financial literacy among Australian university students. Economic Papers: A journal of applied economics and policy, 22(1), 65–78. https://doi.org/https://doi.org/10.1111/j.1759-3441.2003.tb00337.x
Belk, R. W. (1985). Materialism: Trait aspects of living in the material world. Journal of Consumer, 12(3), 265–280. https://doi.org/https://doi.org/10.1086/208515
Borges, P. R. S. Educação financeira: o novo perfil das famílias na administração das finanças pessoais. IX Encontro de Produção Científica e Tecnológica, Campo Mourão, 27 a 31 Outubro 2014.
Brown, M., & Numeracy, R. G. (2013). Financial literacy and retirement planning in Switzerland. Numeracy, 6(2), 6. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5038/1936-4660.6.2.6
Camargo, C. (2007). Planejamento financeiro pessoal e decisões financeiras organizacionais: relações e implicações sobre o desempenho organizacional no varejo. Universidade Federal do Paraná. Recuperado de https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/13678/Camila Camargo Disserta%E7%E3o 2007.pdf?sequence=1
Campara, J. P., & Vieira, K. M. (2016). Entendendo a atitude ao endividamento: fatores comportamentais e variáveis socioeconômicas o determinam? Revista Eletrônica de Ciências Administrativas, 15(1), 5–24. https://doi.org/https://doi.org/10.21529/RECADM.2016002
Campbell, J. Y. (2006). Household Finance. The Journal of Finance, 61(4), 1553–1604. https://doi.org/10.1111/j.1540-6261.2006.00883.x
Carraro, W. W. H., & Merola, A. (2018). Percepções Adquiridas Numa Capacitação Em Educação Financeira Para Adultos. Gestão & Planejamento, 10, 414–435. https://doi.org/DOI: 10.21714/2178-8030gep.v19.4711
Carvalho, L. A., & Scholz, R. H. (2018). “Se Vê o Básico do Básico, Quando a Turma Rende”: Cenário Da Educação Financeira No Cotidiano Escolar. Revista Brasileira de Gestão e Inovação , 6(2), 102–125. https://doi.org/DOI: 10.18226/23190639.v6n2.05e
Chen, H., & Volpe, R. P. (1998). An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, 7(2), 107–128. https://doi.org/10.1016/S1057-0810(99)80006-7
Claudino, L. P., Nunes, M. B., Oliveira, A. R., & Campos, O. V. (2003). Educação financeira e endividamento : um estudo de caso com servidores de uma instituição pública. In XVI Congresso Brasileiro de Custos (p. 16). Fortaleza: CBC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/1029
Costa, C. M., & Miranda, C. J. D. (2013). Educação Financeira e Taxa de Poupança no Brasil. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade., 3(3), 57–74.
Costa, M. F. F., & Freitas, S. A. (2016). Efeitos da Música ao Vivo e Mecanizada em Ambientes de Varejo Supermercadista. Revista de Administração Contemporânea, 20(2), 154–174. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150019
Dew, J., & Xiao, J. J. (2011). The Financial management: Development of scales. Journal of Financial Counseling and Planning, 22(1), 43–59. https://doi.org/10.1007/BF01022180
Dittmar, H. (2005). Compulsive buying - a growing concern? An examination of gender, age, and endorsement of materialistic values as predictors. British Journal of Psychology, 96(4), 467–491. https://doi.org/10.1348/000712605X53533
Duh, H. I. (2015). Antecedents and consequences of materialism: an integrated theoretical framework. ournal of Economics and Behavioral Studies, 7(1), 20–35. https://doi.org/(ISSN: 2220-6140)
Flores, S. A. M., Vieira, K. M., Coronel, D. A. (2013). Influência de Fatores Comportamentais na Propensão ao Endividamento. Revista de Administração FACES Journal, 12(2), 13–35. https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N2ART808
Flores, S. A. M. (2012). Modelagem de equações estruturais aplicada à propensão ao endividamento: uma análise de fatores comportamentais. Universidade Federal de Santa Maria. Recuperado de https://repositorio.ufsm.br/handle/1/4621
Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª. ed. São Paulo: Atlas. ISBN 978-85-224-5823-3.
Goldsmith, R. E., & Clark, R. A. (2012). Materialism, Status Consumption, and Consumer Independence. The Journal of Social Psychology, 152(1), 43–60. https://doi.org/10.1080/00224545.2011.555434
Grohmann, M. Z., Battistella, L. F., & Radons, D. L. (2012). O Consumo de Status e Suas Relações Com o Materialismo: Análise de Antecedentes
DOI: 10.5585/remark.v11i3.2292. Revista Brasileira de Marketing, 11(3), 3–26. https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2292
Herrera, M. G.; Estrada, C. A.; Denegri, Y. M. (2011). . La alfabetización económica, hábitos de consumo, actitud hacia el endeudamiento y su relación con el Bienestar. Revista Magallania, 39(1). Recuperado de http://www.magallania.cl/index.php/magallania/article/view/71
Holt, D. B. (1995). How Consumers Consume: A Typology of Consumption Practices. Journal of Consumer Research, 22(1), 1. https://doi.org/10.1086/209431
Hung, A., Parker, A.M., & Yoong, J., Defining and Measuring Financial Literacy (September 2, 2009). RAND Working Paper Series WR-708. Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=1498674 or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1498674
Huston, S. J. (2010). Measuring Financial Literacy. Journal of Consumer Affairs, 44(2), 296–316. https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2010.01170.x
Kilbourne, W., Grünhagen, M., & Foley, J. (2005). A cross-cultural examination of the relationship between materialism and individual values. Journal of Economic Psychology, 26(5), 624–641. https://doi.org/10.1016/J.JOEP.2004.12.009
Lea, S. E. G., Webley, P., & Walker, C. M. (1995). Psychological factors in consumer debt: Money management, economic socialization, and credit use. Journal of Economic Psychology, 16(4), 681–701. https://doi.org/10.1016/0167-4870(95)00013-4
Lucci, C. R., & Zerrenner, S. A. (2006). A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. In IX SEMEAD: Administração no contexto internacional. São Paulo. Recuperado de http://sistema.semead.com.br/9semead/resultado_semead/trabalhosPDF/266.pdf
Lucena, W. G. L., Santos, J. M. A., Assis, J. T. A., & Santos, M. C. . (2015). Fatores Que Influenciam o Endividamento e a Inadimplência no Setor Imobiliário da Cidade de Toritama-Pe À Luz das Finanças Comportamentais. HOLOS, 6(0), 90–113. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1084
Lusardi, A.; Mitchell, O. S. (2007). Baby boomer retirement security: The roles of planning, financial literacy, and housing wealth. Journal of monetary Economics, 54(1), 205–224.
Lusardi, A., & Mitchell, O. S. (2011). Financial literacy and retirement planning in the United States. Journal of Pension Economics and Finance, 10(4), 509–525. https://doi.org/10.1017/S147474721100045X
Lusardi, A., & Mitchelli, O. S. (2007). Financial Literacy and Retirement Preparedness: Evidence and Implications for Financial Education. Business Economics, 42(1), 35–44. https://doi.org/10.2145/20070104
Lusardi, Annamaria, & Tufano, P. (2015). Debt literacy, financial experiences, and overindebtedness. Journal of Pension Economics and Finance, 14(4), 332–368. https://doi.org/10.1017/S1474747215000232
Matta, R.( 2007) Oferta e demanda de informação financeira pessoal: O programa de educação financeira do Banco Central do Brasil e os universitários do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília.
Malhotra, N. (2012). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Tradução de Lene Belon Ribeiro e Monica Stefani. 6ª. ed. Porto Alegre: Bookman. ISBN 978-85-7780-975-2.
Marcolin, S., & Abraham, A. (2006). Financial literacy research: current literature and future opportunities. In Conference proceedings, 3rd International Conference on Contemporary Business. Recuperado de https://ro.uow.edu.au/commpapers/223
Maroni Neto, R. Manual de gestão de finanças pessoais: um guia sobre planejamento financeiro, consumo, equacionamento de dívidas, formação de poupança e investimentos. São Paulo: Iglu, 2011. ISBN 978-85-7494-138-7.
Minella, J. M., Bertosso, H., Pauli, J., & Corte, V. F. D. (2017). A Influência do Materialismo, Educação Financeira e Valor Atribuído ao Dinheiro na Propensão ao Endividamento de Jovens. Gestão & Planejamento, 18, 182–201. https://doi.org/10.21714/2178-8030gep.v18.4257
Nahapiet, J., & Ghoshal, S. (1997). Social Capital, Intellectual Capital and The Creation of Value in Firms. Academy of Management Proceedings, 1997(1), 35–39. https://doi.org/10.5465/ambpp.1997.4980592
Norvilitis, J. M., & MacLean, M. G. (2010). The role of parents in college students’ financial behaviors and attitudes. Journal of Economic Psychology, 31(1), 55–63. https://doi.org/10.1016/J.JOEP.2009.10.003
Oliveira, S. F., & Santana, P. M. (2019). Financial education at workplace. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 13(1), 123. https://doi.org/10.12712/rpca.v13i1.27693
Ozer, L., & Gultekin, B. (2015). Pre- and post-purchase stage in impulse buying: The role of mood and satisfaction. Journal of Retailing and Consumer Services, 22, 71–76. https://doi.org/10.1016/J.JRETCONSER.2014.10.004
Piccini, R. A. ., & Pinzetta, G. (2014). Planejamento financeiro pessoal e Familiar. Unoesc & Ciência - ACSA, 5(1), 95–102.
Pinheiro, R. P. (2008). Educação financeira e previdenciária, a nova fronteira dos fundos de pensão. In Fundos de Pensão e Mercado de Capitais (p. 240). São Paulo: Editora Peixoto Neto.
Porpino, G., & Parente, J. (2013). Antecedentes e consequências da compra impulsiva: um estudo exploratório. convibra.com.br. Recuperado de http://www.convibra.com.br/upload/paper/2013/37/2013_37_8213.pdf
Potrich, A. C. G., Vieira, K. M., Coronel, D. A., & Bender Filho, R. (2016). Modelando a propensão ao endividamento os fatores comportamentais e socioeconômicos são determinantes? Revista Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión, 24(2), 85–110. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18359/rfce.2224
Potrich, A. C. G., Vieira, K. M., & Kirch, G. (2015). Determinantes da Alfabetização Financeira: Análise da Influência de Variáveis Socioeconômicas e Demográficas. Revista Contabilidade & Finanças, 26(69), 362–377. https://doi.org/10.1590/1808-057x201501040
Richins, M. L. (2004). The Material Values Scale: Measurement Properties and Development of a Short Form. Journal of Consumer Research, 31(1), 209–219. https://doi.org/10.1086/383436
Richins, M. L., & Chaplin, L. N. (2015). Material Parenting: How the Use of Goods in Parenting Fosters Materialism in the Next Generation. Journal of Consumer Research, 41(6), 1333–1357. https://doi.org/10.1086/680087
Richins, M. L., & Dawson, S. (1992). A Consumer Values Orientation for Materialism and Its Measurement: Scale Development and Validation. Journal of Consumer Research, 19(3), 303–316. https://doi.org/10.1086/209304
Rook, D. W., & Fisher, R. J. (1995). Normative Influences on Impulsive Buying Behavior. Journal of Consumer Research, 22(3), 305–313. https://doi.org/10.1086/209452
Santini, F. D. ., Ladeira Junior, W., Sampaio, C. H., & Araújo, C. F. (2017). Uma meta-análise sobre os construtos antecedentes e consequentes do materialismo. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 19(66), 538–556. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.2931
Santos, C. P. D., & Fernandes, D. V. D. H. A. (2011). A socialização de consumo e a formação do materialismo entre os adolescentes. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 12(1), 169–203.
Savoia, J. R. F., Saito, A. T., Santana, F. A. (2007). Paradigmas da educação financeira no Brasil*. Revista de Administração pública, 41(6), 1121–1162. https://doi.org/ISSN 1982-3134
Sehnem, A., & Macke, J. (2011). Avaliação do capital social no ambiente universitário: uma experiência no Extremo-Oeste catarinense. Roteiro, 36(1), 81-104., 36(1), 81–104. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3789293.pdf
Shukla, P. (2008). Conspicuous consumption among middle age consumers: psychological and brand antecedents. Journal of Product & Brand Management, 17(1), 25–36. https://doi.org/10.1108/10610420810856495
Silva, M. C.; Pelini, R. R. (2017). Educação Financeira na Gestão das Finanças Pessoais e Familiar. Revista Acadêmica Magistro, 1(15), 241–259. Recuperado de http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/view/4219
Silva, F. M., Silva, A. M., Oliveira, R. L., & Pires, C. O. (2017). Efeito da ansiedade, racionalidade e uso de recursos financeiros na relação entre materialismo e o comportamento de compra impulsivo. Revista Ciências Administrativas, 23(3), 415–430. https://doi.org/10.5020/2318-0722.23.3.415-430
Silva, G. O., Silva, A. C. M., Vieira, P. R. C., Neves, M. B. E., & Desiderati, M. C. D. (2017). Alfabetização Financeira Versus Educação Financeira: um estudo do comportamento de variáveis socioeconômicas e demográficas. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade., 7(3), 279–298. https://doi.org/10.29386/RGFC.V7I3.3726
Silva, J. G., Neto, O. S. S., & Cunha Araújo, R. C. (2017). Educação financeira de servidores públicos: hábitos de consumo, investimento e percepção de risco. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 5(2), 104–120. ISSN-e 2318-1001
Silva, T. ., Dal Magro, C. B., Gorla, M. C., & Nakamura, W. T. (2017). Financial education level of high school students and its economic reflections. Revista de Administração, 52(3), 285–303. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.12.010
Thaler, R. H. (2013). Financial literacy, beyond the classroom. The New York Ties. Recuperado de https://faculty.chicagobooth.edu/Richard.Thaler/assets/files/Financial Literacy, Beyond the Classroom.pdf
Tondolo, R. D. R. P., Tondolo, V. A. G., & Bitencourt, C. C. (2013). Correlação entre elementos do capital social e orientação empreendedora: um estudo exploratório. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 12(1), 92–105. https://doi.org/10.5329/RECADM.2013008
Vieira, K. M., Flores, S. A. M., Campara, J. P. (2014). Propensão ao Endividamento no Município de Santa Maria (RS) verificando diferenças em variáveis demográficas e culturais. Teoria e Prática em Administração (TPA), ISSN-e 2238-104X, Vol. 4, No. 2, 2014, págs. 180-205, 4(2), 180–205.
Vieira, K. M., Kunkel, F. R., Campara, J. P., & Paraboni, A. L. (2016). ALFABETIZAÇÃO Financeira dos Jovens Universitários Rio-Grandenses. Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle, 5(1), 107–133. https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.17
Vlachos, P.A., Theotokis, A., Pramatari, K., & Vrechopoulos, A.(2010). Consumer-retailer emotional attchment anxiety. European Journal of Marketing, 44(9/10), 1478-1499. https://doi.org/10.1108/03090561011062934
Wang, J., & Xiao, J. J. (2009). Buying behavior, social support and credit card indebtedness of college students. International Journal of Consumer Studies, 33(1), 2–10. https://doi.org/10.1111/j.1470-6431.2008.00719.x
Xiao, J. J., Tang, C., Serido, J., & Shim, S. (2011). Antecedents and Consequences of Risky Credit Behavior among College Students: Application and Extension of the Theory of Planned Behavior. Journal of Public Policy & Marketing, 30(2), 239–245. https://doi.org/10.1509/jppm.30.2.239
Xiao, J. J., Tang, C., & Shim, S. (2009). Acting for Happiness: Financial Behavior and Life Satisfaction of College Students. Social Indicators Research, 92(1), 53–68. https://doi.org/10.1007/s11205-008-9288-6
Youn, Seounmi; Faber, R. J. (2000). Impulse Buying: Its Relation to Personality Traits and Cues. Advances in Consumer Research , 27(1), 179–185.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
PORTUGUÊS Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado O Efeito do Acesso Livre. ENGLISH Authors who publish with this journal agree to the following terms: 1.Autores retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution allowing work sharing with acknowledgment of its initial publication in this journal. 2. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal. 3. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increasing impact and citation of published work The Effect of Open Access .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.