O PAPEL DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENDIVIDAMENTO: ESTUDO DE SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Gabriela Martins dos Santos, MARLETTE CASSIA OLIVEIRA FERREIRA, Flávio Santino Bizarrias, Jussara da Silva Teixeira Cucato, Jussara Goulart da Silva

Resumo


As pessoas precisam realizar várias escolhas financeiras ao longo da vida que vão das mais simples às mais complexas. Esse conhecimento mínimo necessário para a realização de tarefas financeiras simples é conhecido como educação financeira. Muitos indivíduos são incapazes de tomar decisões financeiras saudáveis, em virtude do baixo nível de educação financeira, o que os torna propensos ao endividamento. O presente estudo tem como intuito identificar a relação entre os constructos: educação financeira, materialismo, compra impulsiva e endividamento. Para isto, foram coletados dados de 601 respondentes por meio de ferramenta survey, analisados por meio de modelagem de equações estruturais. A princípio, foi possível concluir que indivíduos com pouca educação financeira e com menor capital social estão mais propensos ao endividamento e à compra impulsiva em uma relação inversamente proporcional e, também, indivíduos materialistas tendem a comprar por impulso. Este trabalho contribuiu ao estabelecer a educação financeira como um antecedente ao materialismo e à compra impulsiva.

Palavras-chave


Educação financeira; Endividamento; Compra impulsiva; Capital Social.

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