MERCADO & MARKETING (M&M): da necessidade à oportunidade

Jailson Santana Carneiro, Halana Adelino Brandão, Antonio Messias Valdevino, Marcus Vinícus de Oliveira Brasil

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar um caso de ensino em Administração, no qual se descreve a problemática em torno de abertura e gerenciamento de uma empresa da área de serviços. O caso envolve diversos aspectos do empreendedorismo (importância da ferramenta de plano de negócios, características de empreendedores, barreiras à entrada etc.) e, apesar de surgir a partir de uma experiência singular dos empreendedores, é um caso que pode inspirar jovens universitários. As dificuldades descritas ao longo do texto, como o baixo nível de profissionalização do mercado da região do Cariri (Sul do Ceará) e a pouca experiência dos empreendedores com o setor que pretendiam atuar, foram superadas no processo de adaptação e reestruturação da Mercado & Marketing (M&M). Assim, este caso traz a possibilidade de análise dos processos inerentes ao empreendedorismo, bem como os de tomada de decisão, buscando alternativas que poderiam evitar os problemas enfrentados pela empresa.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Pesquisa de Mercado; Tomada de decisão.

Texto completo:

PDF

Referências


Bruton, G. D., Ahlstrom, D., & Oblof, K. (2008). Entrepreneurship in Emerging Economies: Where Are We Today and Where Should the Research Go in the Future. Entrepreneurship Theory and Practice, 32(1), 1-14.

Casado, F. L., Siluk, J. C. M., & Zampieri, N. L. V. (2012) Universidade empreendedora e desenvolvimento regional sustentável: uma proposta de um modelo. Rev. Adm. UFSM, 5, 633 - 650.

Dolabela, F. (2004). Oficina do empreendedor: a metodologia do ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. São Paulo: Cultura editores associados.

Dornelas, J.C.A. (2007). Empreendedorismo na prática: mitos e verdade do empreendedor de sucesso. São Paulo: Campus.

Global Entrepreneurship Monitor. (2010). Empreendedorismo no Brasil: 2009.

Disponível em: . Acesso em: 20 de jun de 2016.

Lukman, R., & Glavic, P. (2007). What are the key elements of a sustainable university? Clean Tech. Environ. Policy, 9(2),103-114.

Miller, D. (1983). The correlates of entrepreneurship in three types of firms. Management Science, 29(7), 770-791.

Minello, I. F., & Gomes, T. C. (2013). Estresse e comportamento do empreendedor: um estudo exploratório com empreendedores que vivenciaram o insucesso empresarial. Gestão e Sociedade, 7(16), 70-90.

Nassif, V. M. J., Ghobril, A. N., & Amaral, D. J. (2009) Empreendedorismo por Necessidade: o desemprego como Impulsionador da Criação de Novos Negócios no Brasil. Pensamento & Realidade. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração-FEA, 24(1), 143-168.




DOI: http://dx.doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5220

Revista de Administração de Roraima -RARR
Roraima Management Review -RMR
e-ISSN: 2237-8057 | DOI: 10.18227/2237-8057rarr
Centro de Ciências Administrativas e Econômicas
Departamento de Administração
Universidade Federal de Roraima
Boa Vista - Roraima - Brasil

Telefone:+55 (95)3621-3149
Email:rarr.ufrr@gmail.com
Endereço:Av. Cap. Ene Garcez, 2413, bloco II, sala 243
Bairro Aeroporto, Campus Paricarana - UFRR
Cep:69310-000
Revista sob
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Bookmark and Share