GESTÃO COMERCIAL E RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES NUMA REDE ASSOCIATIVISTA DE SUPERMERCADOS

André Portes da Rocha, Marcelo Sales Ferreira

Resumo


A participação em redes associativistas propicia importantes benefícios, como custos compartilhados, operações conjuntas, ações de marketing, variedade do mix de produtos. O setor supermercadista acompanha essa tendência que está em amplo crescimento, a fim de superar os bloqueios legais e a burocracia. Por meio de estudo de caso em uma rede associativista de supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Rede Alfa), busca-se analisar o relacionamento da central de compras com fornecedores, identificando problemas específicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com executivos de indústrias e atacados, que possuem posição de destaque entre os fornecedores da referida rede. Assim, foi possível atestar a importância da maior agilidade e flexibilidade nas transações, com competição mais igualitária entre os associados, destacando-se, ainda, a relevância dos deveres e obrigações da rede, cujos quesitos confiança e troca de informações (comunicação) são essenciais para o sucesso da relação.

Palavras-chave


Relacionamento Comercial; Rede Associativista; Gestão e Estratégia.

Texto completo:

PDF

Referências


BALESTRIN, A.; VERSCHOORE, J. R. Redes de Cooperação Empresarial: estratégias de gestão na nova economia. Porto Alegre: Bookman, 2008.

BALLOU, R. H. Logística empresarial. Transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993.

CARVALHO, A. Centrais de negócios: desafios da união. Supermercado Moderno. São Paulo, v. 36, n. 7, p. 36-42, jul. 2005.

CENTRAL JURÍDICA. Conceito, Requisitos e Princípios dos Contratos. Disponível em: https://www.centraljuridica.com/doutrina/78/direito_civil/conceito_requisitos_principios_dos_contratos.html. Acesso em mar de 2018.

CHIESA, Giorgio Arnaldo Enrico. Uma investigação sobre a importância da operação com centrais de negócios para o consumidor final em supermercados de vizinhança. Tese de Doutorado (Catálogo USP). Unidade da USP. Escola Politécnica Área do Conhecimento Engenharia de Produção Data de Defesa 2008-04-10. Imprensa São Paulo, 2008.

D’AVENI, R. A. Hipercompetição: estratégias para dominar a dinâmica do mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

DONATO, F. A. L.; ROSSI, M. A. M.; BEZERRA, E. P. G. O impacto de um processo de planejamento colaborativo sobre a gestão dos riscos na cadeia de suprimentos. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. A Energia que move a produção: um diálogo sobre integração, projeto e sustentabilidade. Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 09 a 11 de outubro/2007.

FABIANO, Paulo. Rede associativista como aliada na gestão dos negócios no varejo. Disponível em: http://novovarejo.com.br/rede-associativista-como-aliada-na-gestao-dos-negocios-no-varejo/. Acesso em maio de 2018.

FERREIRA, I. Jr.; TEIXEIRA, R.M. Redes de pequenas empresas: A aplicação de uma tipologia em uma Rede de supermercados. Revista de Administração Mackenzie, 8(3), 128-152, 2007.

FERREIRA, M. S. A diversidade cultural e a estratégia de serviços no varejo brasileiro: um estudo de caso na Rede Smart de supermercados / Marcelo Sales Ferreira. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2011.

GARCIA, L. M. B.; PAULILLO, L. F. Centrais de pequenos supermercados no estado de São Paulo: evolução da coordenação e coesão relacional, Production, v. 24, n. 1, p. 188-199, jan./mar. 2014.UFSCar, 2014.

GHISI, F. A. Fatores críticos na sustentabilidade das centrais de negócios do setor supermercadista. 2005. f.270. Tese (Doutorado). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Ribeirão Preto: USP, 2005.

LIMA FILHO, D. et al. Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepção dos associados. Gestão & Produção, v. 13, n. 2, p. 311-314, 2006.

LOPES, F. F.; NEVES, M. F.; CÔNSOLI, M. A.; MERLO, E. M.. Estratégias de Rede de Empresas: O associativismo no pequeno varejo alimentar. In: VIII Congresso Latino Americano de Economia e sociologia Rural. Cuiabá-MT, 2004.

MARCON, C.; MOINT, N. Estratégia-Rede: Ensaio de estratégia. Caxias do Sul: Educs, 2001.

MARQUI, A.C.; GUIRRO, A. B.; MERLO, E. M. Vantagens decorrentes da formação de associações de compras: um estudo de caso. XXXVII Cladea. Porto Alegre, 2002.

MÁXIMO, N.; MELO, N. Centrais de negócios de pequenas empresas do setor supermercadista: entre a concorrência e a cooperação. Revista Intra textos, v. 2, n. 1, p. 76-96, 2011.

NETO, C. B. A visão supermercadista sobre os fatores determinantes nas relações comerciais com os fornecedores. Tese de Doutorado. São Paulo, 2006.

PIGATTO, G.; SANTINI, G. A.; SOUZA, J. F. Relacionamento Comercial em Canais de Distribuição: Análise Segundo os Pequenos Supermercados de Bairro. Revista de Negócios, ISSN 1980 – 4431, Blumenau, V16, n.4, p. 107 – 126, Outubro/Dezembro 2011.

RICARTE, M. A. C. A Logística em pequenos supermercados e o papel da Tecnologia da Informação: um estudo de caso em uma associação de supermercados. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Administração pela Escola de Administração do Ceará. Logística Empresarial pela Universidade Federal do Ceará – UFC, 2005.

SAAB, W. G. L.; GIMENEZ, L. C. P. Supermercado no Brasil: o movimento das grandes empresas. Gerência Setorial de Comércio e Serviços, n.22. BNDES, dez. 2000.

TROCCOLI, I. R. Co-Criação de Valor e Fidelização dos Clientes: Uma Visão Integrada. Revista Científica Internacional - Ano 2 - N º 04 / Jan – 2009.

YIN, R.K. Estudo de Caso - Planejamento e Métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZANINI, M. T. F.; LUSK, E. J.; WOLFF, B. Trust within the Organizations of the New Economy: an Empirical Analysis of the Consequences of Institutional Uncertainty. RAC, Curitiba, v. 13, n. 1, art. 5, p. 72-91, Jan./Mar. 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v9i1.5208

Revista de Administração de Roraima -RARR
Roraima Management Review -RMR
e-ISSN: 2237-8057 | DOI: 10.18227/2237-8057rarr
Centro de Ciências Administrativas e Econômicas
Departamento de Administração
Universidade Federal de Roraima
Boa Vista - Roraima - Brasil

Telefone:+55 (95)3621-3149
Email:rarr.ufrr@gmail.com
Endereço:Av. Cap. Ene Garcez, 2413, bloco II, sala 243
Bairro Aeroporto, Campus Paricarana - UFRR
Cep:69310-000
Revista sob
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Bookmark and Share