GESTÃO DE PESSOAS E FIDELIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS REDES SUPERMERCADISTAS DA CIDADE DE BOA VISTA-RR

Ícaro Matheus Cunha Araújo, Denise Figueiró Mendes

Resumo


Este estudo teve por finalidade identificar as estratégias voltadas para a fidelização de funcionários no contexto de duas redes de supermercados, cadastrados no SINE (Sistema Nacional de Emprego e Renda), de Boa Vista – RR. Após elucidar a relevância das relações de trabalho, buscou-se conceituar a gestão de pessoas, assim como as políticas e práticas de treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, valorização de pessoas, qualidade de vida no trabalho, higiene, segurança e medicina do trabalho e a relação entre motivação e fidelização. Para atingir aos objetivos propostos, realizou-se um estudo descritivo-explicativo, de caráter qualitativo, envolvendo levantamento bibliográfico, estudo de caso e questionário. O estudo concluiu, ao examinar o contexto das empresas, que apesar de desenvolverem estratégias organizacionais voltadas para a gestão de pessoas, suas práticas e ações ainda são informais e limitadas, o que pode refletir na motivação e fidelização dos funcionários.

Palavras-chave


Gestão de Pessoas; Práticas de Gestão de Pessoas; Motivação e Fidelização de Funcionários; Setor Supermercadista

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