Reflexões acerca da experiência vivida na universidade: a transição de líder para contribuidor individual

Fabiula Meneguete Vides da Silva, Cristiano José Castro de Almeida Cunha

Resumo


Buscamos por meio deste trabalho apresentar uma reflexão sobre as experiências vividas na universidade na transição de líder para contribuidor individual, enfocando os aprendizados adquiridos. A abordagem fenomenológico-hermenêutica de van Manen (1990) foi utilizada a fim de retomar os principais temas desta experiência. Seis ex-gestores universitários emprestaram suas experiências vivenciadas em universidades pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), através das entrevistas em três tempos preconizadas por Seidman (1998), realizadas entre maio de 2009 e março de 2010. O processo de transição vivido na universidade possibilitou-lhes aprendizagem e mudanças nos seus comportamentos. Os dados revelados por meio das experiências dos professores revelam temas úteis para a compreensão da experiência vivida nas transições nas universidades, trazendo, assim, contribuições para pensarmos políticas de recursos humanos, a fim de minimizarmos os aspectos negativos vividos pelos professores, como também para ampliarmos as pesquisas que levem em conta a temática da transição de professores nas universidades.

Palavras-chave


Professor universitário; transição; estudo fenomenológico.

Texto completo:

PDF

Referências


BANDURA, A. O exercício da agência humana pela eficácia coletiva. In: BANDURA, A.; AZZI, R., & POLYDORO, S. (orgs). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

BRIDGES, W. Um mundo sem empregos. São Paulo: Makron Books, 1995.

BROWN, D. A values-based approach to facilitating career transitions. The Career Development Quarterly. Alexandria, v. 44, n. 1, p. 4-12, sep. 1997.

ÉSTHER, A. B. A construção da identidade gerencial dos gestores da alta administração das universidades federais em Minas Gerais. 2007. 276 f. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

GLASER, B. G., & STRAUSS, A. L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine de Gruyter, 1967.

HEERDT, A. P. S. Competências essenciais dos coordenadores de curso em uma instituição de ensino superior. 2002. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

HILL, L. A. Become a manager: how new managers master the challenges of leadership. 2. ed. Harvard Business School Press, 2003.

HOWARD, C. A. From engineer to engineering manager: a qualitative study of experiences, challenges, and individual transitions for engineering managers in aerospace companies. A Thesis in Workforce Education and Development. Degree of Doctor of Philosophy.The Pennsylvania State University - The Graduate School - Department of Adult Education, Instructional Systems, and Workforce Education and Development. August 2003.

KANAN, L. A. Características do processo de vinculação de coordenadores de curso com o trabalho e com a universidade. 2008. 258 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

KONCZAK, L. J. The first-time manager. Personnel Psychology, Summer, v. 47, n.2, 1994.

KOTTER, P. J. What effective general managers really do? Harvard Business Review, v. 60, n. 6, p. 156-167, 1982.

LOUIS, M. R. Career transition: varieties and commonalities. Academy of Management Review, v. 5, n.3, p. 329-340, 1980.

MARRA, A. V., & MELO, M. C. O. L. Docente-gerente: o cotidiano dos chefes de departamento e coordenadores de curso em uma Universidade Federal. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 27., 2003, Atibaia. Anais... Atibaia: ENANPAD, 2003. 1 CD-ROM.

______. A prática social de gerentes universitários em uma instituição pública. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 3, p. 9-31, jul./set. 2005.

MCCALL JR., M. W., LOMBARDO, M. M., & MORRISON, A. M. The lessons of experience: how successful executives develop on the job. New York: The Free Press, 1988.

MINTZBERG, H. The nature of managerial work. New York: HarperCollins Publishers, 1973.

______. The manager’s job: folklore and fact. Harvard Business Review, v. 5, n. 4, p. 49-61, jul./aug. 1975.

______. The manager's job: folklore and fact. Harvard Business Review, v. 68, n. 2, mar./apr. 1990.

MORGAN, G. Paradigms, metaphors and puzzle solving in organization theory. Administrative Science Quartely, v. 25, p. 605-622, 1980.

MOXLEY, R. S. & PULLEY, M. L. Hardships. In: MCCAULEY, C. D., VAN VELSON, E. (org.). Handbook of leadership development. 2. nd. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.

NININGER, J. R., & ARDITTI, M. J. A renovação das organizações: gerenciando transições na força de trabalho. Cadernos ENAP, 28. 92 p. Brasília: ENAP, 2004.

O’CONNOR, D. F.; WOLFE, D. M. On managing midlife transitions in career and family. Human Relations. v. 40, n. 12, p. 799-816, 1987.

PEARCE II, J. A. Problems facing first-time managers. Human Resource Management, 21, 1, Spring 1982.

SARGENT, A. G, & SCHLOSSBERG, N. K. Managing adult transitions. Training & Development Journal. v. 42, n. 12, dec., 1988.

SCHLOSSBERG, N. K. A model for analysing adaption to transition. The Counseling Psychologist, v. 9, n. 2, p. 2-18, 1981.

SEIDMAN, Irving. Interviewing as qualitative research. New York: Teaches College Press, 1998.

SILVA, M. G. R. Competências gerenciais dos coordenadores do curso de graduação em administração de empresas: um estudo de caso na UCS. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 26, 2002, Salvador. Anais... Salvador: ENANPAD, 2002. 1 CD-ROM.

SILVA, M. A. da; MORAES, L. V. S. Como os professores aprendem a dirigir unidades universitárias: o caso da UFSC. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 26, 2002, Salvador. Anais... Salvador: ENANPAD, 2002. 1 CD-ROM.

SILVA, M. A., MORAES, L. V. S., & MARTINS, E. S. A aprendizagem gerencial dos professores que se tornam dirigentes universitários: o caso da UDESC. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 27., 2003, Atibaia. Anais... Atibaia: ENANPAD, 2003. 1 CD-ROM

SILVA, F. M. V. da. A transição de líder para contribuidor individual: a experiência vivida pelo ser gestor universitário. 2011. 273 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

SILVA, A. B. da. A vivência de conflitos entre a prática gerencial e as relações em família. 2005. 226 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

SKITMORE, M., & AHMAD, S. Work-family conflict: a survey of singapourean workers. Singapoore Management Review, v. 25, n. 1, p. 35-52, 2003.

SMYRNIOS, K. X. et al. Work family conflict: a study of american and australian family businesses. Family Business Review, v. 16, n. 1, p. 35-51, mar. 2003.

THOMAS, J. Handbook for first-time managers: managing effectively. Women in Business, v. 51, n.1, jan./feb., 1999.

TONELLI, M. J., & ALCADIPANI, R. O trabalho dos gerentes. A mudança que não ocorreu. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 27., 2003, Atibaia. Anais... Atibaia: ENANPAD, 2003. 1 CD-ROM.

VAN MANEN, M. Researching lived experienced. London, Ontário: The Althouse Press, State University of New York Press, 1990.




DOI: http://dx.doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i2.3179

Revista de Administração de Roraima -RARR
Roraima Management Review -RMR
e-ISSN: 2237-8057 | DOI: 10.18227/2237-8057rarr
Centro de Ciências Administrativas e Econômicas
Departamento de Administração
Universidade Federal de Roraima
Boa Vista - Roraima - Brasil

Telefone:+55 (95)3621-3149
Email:rarr.ufrr@gmail.com
Endereço:Av. Cap. Ene Garcez, 2413, bloco II, sala 243
Bairro Aeroporto, Campus Paricarana - UFRR
Cep:69310-000
Revista sob
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Bookmark and Share