ANÁLISE DOS RISCOS NA MÉTRICA DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO

Autores

  • André Soares de Menezes Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-8933-9953
  • Gustavo Henrique Silva de Souza Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Vidigal Fernandes Martins Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i1.2940

Palavras-chave:

Obras públicas, Análise de demonstrações, Construção pesada.

Resumo

As empresas de construção civil que optam por participar da execução de obras públicas estão expostas a diversos riscos durante a execução de suas atividades. Muitas dessas obras ficam paralisadas devido ao fato de que as companhias não conseguem arcar com os elevados custos de sua execução. Diante desse fato, este estudo buscou identificar, por meio da análise das demonstrações contábeis das companhias de construção pesada listadas na Bovespa, quais os principais riscos aos quais essas empreiteiras estão expostas. Foi possível evidenciar que as empresas que realizam esse tipo de atividade precisam lidar com diversos fatores alheios ao seu controle, bem como a alta complexidade da atividade em si. Foi possível identificar também que várias empresas que se enquadram nesse contexto sofrem com problemas de liquidez e com o impacto negativo nos seus lucros. Tais problemas se devem, principalmente, à inadimplência dos governos e instituições públicas, prejudicando o ciclo operacional das empreiteiras. Identificou-se que os principais riscos para as companhias de construção pesada são os constantes atrasos no repasse de verbas, bem como o não pagamento destas, além das dificuldades impostas aos gestores dessas empresas, que precisam lidar com um ciclo operacional mais longo e com a execução de uma atividade com um alto grau de complexidade.

Biografia do Autor

André Soares de Menezes Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Ciências Contábeis

Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Administração. Diretor e Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestre em Psicologia Organizacional. Professor Assistente.

Vidigal Fernandes Martins, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Administração. Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Conselheiro Efetivo do CRCMG. Membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis,

Referências

Assaf Neto, A. (2010). Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. Issue 9, São Paulo: Atlas.

Azevedo, W. A, Croce, J. C. B, Mello, S. M. C. (2008). Decisão por empreitada global ou unitária em obras públicas de reforma de edificações. Dissertação – Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas da PUC-Rio, Departamento de Engenharia Civil, Rio de Janeiro, pp. 55.

Bovespa - Bolsa de Valores de São Paulo. (2014). Available in: <http://www.bmfbovespa.com.br>, Acess in sept./2014.

Brasil. (1993). Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

Diniz, J. A, Martins, E, Miranda, G. J. (2012) Análise avançada das demonstrações contábeis: uma abordagem crítica. São Paulo: Atlas.

Duarte, H. C. F, Lamounier, W. M. (2007). Análise financeira de empresas da construção civil por comparação com índices-padrão. Enfoque: Reflexão Contábil. Maringá, Vol.26, N.2, pp. 9-28.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Issue 4. São Paulo: Atlas, 2002.

Gitman, L. J. (2010). Princípios de Administração Financeira. Issue 12, São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Instituto Assaf. (2015). Available in: <http://www.institutoassaf.com.br>, Acess in jan/2015.

Iudícibus, S. (2009). Análise de balanços. Issue 10, São Paulo: Atlas.

Justen Filho, M. (2010). Comentários à lei de licitações e contratos administrativos. Issue 14, São Paulo: Dialética.

Lakatos, E. M, Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. Issue 5, São Paulo: Atlas.

Mattos, R. M. M. (2004). A manutenção do equilíbrio econômico de contratos de obras públicas empreitadas: parâmetros para o estudo de riscos vinculados a atrasos no encaixe do preço. 2004. pp. 96. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Civil, Belém. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Mello, C. A. B. (2009). Curso de Direito Administrativo. Issue 26, São Paulo: Malheiros Editores.

Menezes, E. M, Silva, E. L. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Issue 4, Florianópolis: UFSC.

Neves, J. M. S. (2003). Utilização de índices-padrão como auxílio à análise de demonstrativos financeiros de empresas da área de construção civil. Análise. Revista da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas Padre Anchieta, Jundiaí, N.7, pp. 50-72.

Oliveira, A. A., et al. (2010). A análise das demonstrações contábeis e sua importância para evidenciar a situação econômica e financeira das organizações. Revista Eletrônica Gestão e Negócios, São Roque, Vol.1, N.1. pp. 01-13.

Rocha, R. M. (2005). Gerenciamento dos riscos: uma abordagem de processos e práticas para aplicação junto às empreiteiras de obras públicas de infraestrutura urbana no município de São Paulo. pp. 236. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Construção Civil, São Paulo.

Travain, V. R. (2011). Do contrato administrativo: modalidades e cláusulas exorbitantes. Revista de Direito Público, Londrina, Vol.6, N.3, pp. 3-20.

Downloads

Publicado

02/08/2016

Edição

Seção

Administração Financeira (Financial Administration)