CIRCULAÇÃO E AMBIENTE URBANO: ALGUMAS ABORDAGENS NA LINHA DOIS DO METRÔ DO RIO DE JANEIRO (Circulation and urban environment: some approaches in the subway line two of Rio de Janeiro)

André Luiz Bezerra da SILVA

Resumo


Este estudo visa analisar o papel desempenhado pelos transportes no processo de reprodução do espaço urbano, buscando compreender a relação entre o ambiente construído na cidade e o seu esquema de circulação, resultando num espaço de circulação cuja efetivação se faz através de um sistema de transporte para este fim concebido. O transporte urbano é entendido aqui como um produto e uma condição do próprio urbano, empreendido com a finalidade de viabilizar os objetivos e interesses dos atores urbanos. O metrô no Rio de Janeiro, ao contrário dos bondes e trens, não teve um papel pioneiro, acontecendo em um espaço urbano já estruturado em suas bases, sendo mais uma conseqüência do que causa desse espaço, reforçando assim o seu arranjo e reproduzindo a lógica do espaço urbano capitalista.
Palavras-Chaves: cidade; circulação; reprodução; transporte urbano.


ABSTRACT
This study aims to analyzes the role performed by transports in the process of reproduction of the urban space, searching the comprehension of the relation between the environment built in the city and its scheme of circulation, resulting in a space of circulation in which the effectiveness is possible through a system of transport for this purpose developed. The urban transport is understood here as a product and a condition of the urban man himself, employed to make possible the achievement of objectives and concerns from the urban man. The subway in Rio de Janeiro, instead of bonds and trains, did not play a prime role, it occurred in a stage which was already set, being more a consequence than a cause of this space reinforcing this way, its arranging and reproducing this way the logic of the capitalist urban space.
Keywords: city; circulation; reproduction; urban transport.


RESUMEN
Este estudio tiene como objetivo examinar el papel del transporte en el proceso de reproducción del espacio urbano, tratando de comprender la relación ente el medio ambiente construido en la ciudad y su esquema de circulación, resultando en un espacio de circulación, cuya realización es a través de un sistema de transporte para este diseñarse de tal manera. El transporte urbano se entiende aquí como un producto y una condición de la propia ciudad, llevada a cabo con el fin de facilitar los objetivos e intereses de los actores urbanos. El metro de Rio de Janeiro, a diferencia de los tranvías y trenes, no desempeñó un papel pionero, ocurriendo en un espacio urbano ya estructurado en sus bases, siendo una consecuencia más que la causa de este espacio, mejorando así su disposición y la reproducción de la lógica del espacio urbano capitalista.
Palabras clave: ciudad;circulación; reproducción; transporte público.


DOI: 10.5654/actageo2011.0510.0009

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5654/acta.v5i10.566




INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

Geoscience e-Journals

Previous

Random

Next

List

ACTA GEOGRÁFICA
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia
Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Telefone: +55 (95)3621-3162
E-mail:actageografica@ufrr.br
Boa Vista - Roraima - Brasil

Revista sob Licença Creative Commons