CARACTERIZAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA DO MÉDIO SOLIMÕES-AM.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i31.4952Palavras-chave:
Clima, Precipitação Pluvial, Variabilidade, Médio Solimões, Amazonas.Resumo
O regime pluviométrico influência a hidrologia da região Amazônica e repercute nas atividades econômicas, ambientais, agrícolas, na mobilidade, entre outros aspectos. O objetivo desta pesquisa foi analisar a variabilidade pluviométrica na região do Médio Solimões, no estado do Amazonas. Para isso, foram coletados dados mensais e anuais através da Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em decorrência da qualidade e disponibilidade dos dados foi escolhido o período de 1992 – 2012 para essa análise. Utilizou-se no tratamento dos dados, técnicas estatísticas descritivas e análise dos anos padrão definidos pelo percentil, além de técnicas geoestatísticas, como estimativa por krigagem, realizada no software Spring. Os resultados demonstraram que a média de precipitação pluviométrica anual foi de 2.600,6 mm. A espacialidade das chuvas demonstrou maior total anual na porção Norte, município Uarini e Sudoeste, no município de Carauari e menores volumes na porção Oeste, em Juruá e Leste em Coari. Verificou-se que ao longo do ano ocorreram variações no volume de chuvas em porções diferentes da região, no período menos chuvoso ou denominado de seca, os maiores volumes de chuva ocorreram na porção Norte e os menores na porção Leste e Central, no município de Tefé e a Sudeste na porção do município de Coari.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ACTA GEOGRÁFICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.